banner - SLACA 2021
Voltar

Treinamento De Moderadores

Tipo:

Treinamento

Categoria:

Treinamento de moderadores

Local:

Sala para o treinamento de moderadores

Data e hora:

17:30 até 18:30 em 09/12/2021

video-thumbnail

Você não está logado Você precisa se logar ou criar uma conta para assistir esse vídeo.

Essa atividade irá ocorrer no dia 09/12/2021 das 14h30-15h30. Destacando que o conteúdo será gravado e disponibilizado posteriormente em nossa plataforma.

Moderador


Adriana P. Arisseto Bragotto

Adriana P. Arisseto Bragotto

Engenheira de Alimentos com Mestrado e Doutorado pela Faculdade de Engenharia de Alimentos - FEA/UNICAMP. Fez Doutorado Sanduíche no Scientific Institute of Public Health (Bruxelas, Bélgica) e Pós-Doutorado no Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL). É Professora do Departamento de Ciência de Alimentos e Nutrição da FEA/UNICAMP, na área de Toxicologia de Alimentos. Realiza pesquisas sobre a presença de compostos tóxicos em alimentos, incluindo contaminantes formados durante o processamento de alimentos, metais tóxicos, aditivos e resíduos de fármacos veterinários e de agrotóxicos, com ênfase no desenvolvimento e validação de métodos analíticos (cromatografia e espectrometria de massas) e avaliação da exposição humana a substâncias químicas pela dieta.

Lilian Regina Barros Mariutti

Lilian Regina Barros Mariutti

UNICAMP

Engenheira de Alimentos, mestra e doutora em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas, com parte do doutorado realizado na Royal Veterinary and Agricultural University na Dinamarca. Atualmente é Professora Doutora no Departamento de Ciência de Alimentos e Nutrição da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Alimentos e Nutrição (PPGAN). Orienta alunos de mestrado e doutorado nos Programas de Pós Graduação em Alimentos e Nutrição e em Ciência de Alimentos, atuando principalmente nas linhas de pesquisa identificação e estabilidade de pigmentos naturais, bioacessibilidade de compostos bioativos e nutrientes, desenvolvimento de novos ingredientes e produtos alimentícios e estabilidade oxidativa de lipídios e proteínas em alimentos. Atua como Editora Chefe da Seção Food Science and Nutrition da Heliyon (Cell Press) e é membro do corpo editorial de outros periódicos nacionais e internacionais relevantes na área de Ciência de Alimentos.

Klicia Araújo Sampaio

Prof(a). Klicia Araújo Sampaio

UNICAMP

Klicia Sampaio, Professora de Engenharia de Alimentos da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) localizada em Campinas, São Paulo. Antes de me tornar Professora trabalhei como Pesquisadora de Pós-doutorado na Universidade de Ghent (Bélgica) no Grupo de Pesquisa de Síntese, Biorecursos e Química Bioorgânica (SynBioC) onde trabalhei com tecnologia de cavitação e enzimas para degomagem de óleos vegetais. Recebi o título de Doutor em Engenharia de Alimentos em 2011 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) através de um programa de colaboração entre a Unicamp e a Universidade de Ghent.

Jaime Amaya Farfan

Jaime Amaya Farfan

UNICAMP

É Professor Titular, Colaborador, da Faculdade de Engenharia de Alimentos, da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil. Licenciado em Ciências pela Universidade de Brandeis (EUA), Mestre em Bioquímica e Biofísica pela Universidade de Rhode Island (EUA), Ph.D. em Química de Alimentos e Nutrição, pela Universidade de Rhode Island (EUA), Pós-Doutor em química de alimentos - Estação Experimental da Georgia, Universidade da Georgia (EUA).

Foi 1º Vice-Presidente e Presidente-em-Exercício da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos, sbCTA. Coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas em Seguridade Alimentar, NEPA - Unicamp. Membro eleito da Academia Internacional de Ciência e Tecnologia de Alimentos (IAFoST).

Sua atual área de interesse na pesquisa é: Proteínas, hidrolisados proteicos, processamento de alimentos e a resposta da microbiota a os componentes da dieta e seus reflexos na saúde, peptídeos bioativos. 

É autor de mais de 150 publicações científicas, entre artigos, capítulos de livro e livros.

Nathalia Cristina  Cirone Silva

Nathalia Cristina Cirone Silva

Atualmente, Docente da área de Microbiologia de Alimentos no Departamento de Ciência de Alimentos e Nutrição da Faculdade de Engenharia de Alimentos na UNICAMP. Possui linhas de pesquisa envolvendo genômica de patógenos em alimentos, resistência antimicrobiana e ação antimicrobiana de produtos naturais. Pós doutorado no laboratório de laticínios na ESALQ/USP e Cornell University. Doutora pelo curso de Biologia Geral e Aplicada, Unesp de Botucatu, com doutorado sanduíche na Universidad de La Rioja, Espanha. Projeto de doutorado relacionado com técnicas de spatyping, MLST e SCCmec em Staphylococcus sp. Mestre em Biologia Geral e Aplicada com projeto relacionado com plantas medicinais e sua ação antimicrobiana. Formada em Ciências Biológicas-Modalidade Médica tendo desenvolvido projeto na área de microbiologia de alimentos, como trabalho de finalização de curso.

Ruann Janser Soares de Castro

Prof(a). Dr(a). Ruann Janser Soares de Castro

O prof. Ruann Janser Soares de Castro é formado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará e possui Mestrado e Doutorado em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor da Faculdade de Engenharia de Alimentos e um dos responsáveis pelo Laboratório de Bioquímica de Alimentos. Tem experiência na área de Ciência de Alimentos com linhas de pesquisa concentradas nos seguintes temas:

 Otimização de processos enzimáticos e fermentativos;

 Recuperação de substâncias com potencial biológico a partir de resíduos e subprodutos de origem animal, vegetal e microbiana por processos enzimáticos e fermentativos;

 Avaliação da atividade biológica de compostos bioativos.

 

Helena Teixeira Godoy

PhD Helena Teixeira Godoy

FEA UNICAMP

Atualmente é Professor Titular na Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas. É membro do Comitê de Assessoramento de Alimentos do CNPq (CA-AL). Recebeu prêmios/homenagens, destacando-se o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico "Zeferino Vaz" em 2007 e 2021 e os Prêmios Capes de Tese 2009 e o CAPES de Tese 2015 - Menção Honrosa. Publicou mais de 240 artigos em periódicos especializados. Participou em mais de 150 eventos no Brasil e no exterior. Orienta trabalhos de Iniciação Científica, Conclusão de Curso na Área de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Já orientou 40 dissertações de mestrado e 50 teses de Doutorado, além de supervisionar 10 pós-doutorado. Coordenou e participou em mais de 70 projetos de pesquisa. Participou e participa de várias Comissões, recentemente faz parte da Comissão de Integridade à Pesquisa-UNICAMP. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Análise de Alimentos. Os termos mais frequentes que caracterizam a produção científica são: desenvolvimento e validação de métodos analíticos, cromatografia, eletroforese capilar, espectrometria de massas, técnicas de preparação de amostra, ácido fólico, vitaminas, aditivos, compostos fenólicos, carotenoides, capacidade antioxidante, compostos voláteis, bioacessibilidade, migração de embalagens.

Juliana Pallone

Prof(a). Dr(a). Juliana Pallone

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1998), mestrado em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atuou no Programa de Jovem Pesquisador em Centro Emergente - Faculdade de Química PUC-Campinas (2005 a 2008). Atualmente é livre docente na área de análise de alimentos, da Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Departamento de Ciência de Alimentos e Nutrição. Tem experiência na área de análise de alimentos. Desenvolve pesquisa em análise de alimentos com a aplicação das técnicas espectrometria atômica, com ênfase em ensaios de digestão in vitro e bioacesibilidade de elementos essenciais e espectroscopia vibracional e quimiometria.

 

Rosana Goldbeck

Rosana Goldbeck

Professora Doutora MS-3.1 na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Graduada em Engenharia de Alimentos (2005) pela Universidade Federal do Rio Grande  (FURG), cursou Mestrado (2008) e Doutorado (2012) em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Realizou uma parte de seu doutorado na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB) onde desenvolveu atividades de pesquisa com o grupo coordenado pelo Prof. Pau Ferrer. Realizou pós-doutorado no Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Atualmente está credenciada como orientadora em 02 (dois) programas de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos (PPGEA) da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA/UNICAMP) e Programa Integrado de Pós-Graduação em Bioenergia (UNICAMP, USP e UNESP). Possui experiência na área de Biotecnologia e Bioengenharia com ênfase em processos fermentativos e enzimáticos, bioprospecção, produção e purificação de enzimas, clonagem e expressão de proteínas heterólogas, sacarificação e hidrólise enzimática, produção de biocombustíveis (bioetanol) e outros bioprodutos de valor agregado (xilo-oligossacarídeos) a partir de resíduos agroindustriais.

MARCUS BRUNO SOARES FORTE

MARCUS BRUNO SOARES FORTE

Prof. Forte is currently an Assistant Professor in Food Engineering Faculty (FEA) at UNICAMP. His research focuses in Bioprocesses, Bioreactors and Bioproducts, applied in the food, pharmaceutical, cosmetics, biofuels industries, through fermentative and enzymatic processes from agro-industrial residues as substrates. He aims the integration of the food and bioenergy research fields to obtain high-added value bioproducts with potential applications in medicines and foods (such as xylitol, arabitol and others) as well as biofuels (such as second-generation ethanol and biodiesel). His experience also includes  downstream processing by adsorption columns and ultra/nanofiltration processes, alternative pretreatment of lignocellulose biomasses (using ionic liquids) and heterogeneous enzymatic reactions development and optimization.

Ana Paula Badan Ribeiro

Ana Paula Badan Ribeiro

Graduada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas –UNICAMP, com mestrado e doutorado em Tecnologia de Alimentos – UNICAMP; e Pós-doutorado em Engenharia Química. É Professora Doutora, em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa, da Faculdade de Engenharia de Alimentos da UNICAMP, onde coordena o Laboratório de Óleos e Gorduras. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Tecnologia de Óleos e Gorduras, atuando especialmente nos seguintes temas: química de lipídios, processamento e modificação de óleos e gorduras, cristalização e tecnologias associadas, análise instrumental aplicada a lipídios, desenvolvimento, caracterização de produtos de base lipídica e estratégias para inovação.

Marcelo Cristianini

Prof(a). Dr(a). Marcelo Cristianini

Faculdade de Engenharia de Alimentos - UNICAMP

Marcelo Cristianini é Engenheiro de Alimentos pela Unicamp, Mestre em Food Science pela University of Reading (UK) e Doutor em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (sandwich University of California, Davis). Atualmente é Prof Livre Docente da Universidade Estadual de Campinas e Coordenador do Laboratório de Tecnologias Emergentes no Processamento de Alimentos. Foi Coordenador da área da Extensão da FEA e Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alimentos (NEPA-UNICAMP). Trabalhou na indústria de alimentos nas áreas de Produção, Garantia de Qualidade e Desenvolvimento de Produtos (Nestle, CICA, Rhodia Food Ingredients, e Corn Products International). Tem desenvolvido trabalhos nas áreas de processamentos Térmicos e Tecnologias Emergentes (Alta Pressão e Processamento Ôhmico). Publicou 160 artigos em periódicos especializados e 216 trabalhos em anais de eventos. Orientou 27 dissertações de mestrado 17 teses de doutorado.

Miriam Hubinger

Prof(a). Miriam Hubinger

UNICAMP

Professora titular da Faculdade de Engenharia de Alimentos, da Universidade Estadual de Campinas. Autora de mais de 160 trabalhos publicados. Em 2018  e 2019 fez parte da lista dos pesquisadores mais citados do mundo na área de Agricultural Sciences( HIGHLY CITED RESEARCHER), editada e organizada pela WEB OF SCIENCE and CLARIVATE ANALYTICS. É atualmente Editora Associada da revista INNOVATIVE FOOD SCIENCE AND EMERGING TECHNOLOGIES da Elsevier e da revista Frontiers in Sustainable Food Systems e membro do conselho Editorial da revista LWT. Trabalha atualmente nos seguintes temas de pesquisa: estruturação de óleos, encapsulação de compostos bioativos, novos materiais de parede,spray dryer, spray chilling, deposição eletrostática, processos enzimáticos e recuperação/ concentração por membranas. 

Atividades relacionadas


Treinamento On Demand
Instruções Gerais para Palestrantes e Moderadores

SLACA 2021 Galoá

14 SLACA - Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos utiliza o Galoá para simplificar a gestão e aumentar o impacto do evento.

Precisa de ajuda sobre como organizar sua conferência? Agende um Horário