banner - SLACA 2021
Voltar

Nopal (Opuntia Ficus-indica) Cactus Cladodes As Potential Antidiabetic Ingredient: Improved Postprandial Glycemic Regulation And Appetite Variables In Healthy Volunteers

Tipo:

Palestra

Categoria:

ALIMENTOS FUNCIONAIS E RELAÇÃO COM DOENÇAS CRÔNICAS

Local:

Sala virtual 14/12 manhã

Data e hora:

12:00 até 12:45 em 14/12/2021

video-thumbnail

Você não está logado Você precisa se logar ou criar uma conta para assistir esse vídeo.

Moderador


Juliano Lemos Bicas

Juliano Lemos Bicas

UNICAMP

Professor doutor do Departamento de Ciência de Alimentos da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp. É graduado em Engenharia de Alimentos (UNICAMP, 2004) e possui os títulos de doutor em Ciência de Alimentos (UNICAMP, 2009) e Livre-Docente na área de Bioquímica de Alimentos (UNICAMP, 2020). Passou por um período de sete meses (01/08/2007 a 03/03/2008) no Laboratoire de Génie Chimique et Biochimique (Clermont-Ferrand, França), onde desenvolveu parte do seu projeto de doutorado (Doutorado Sanduíche). Este trabalho de doutorado rendeu o Prêmio Capes de Tese 2010 na área de Ciência de Alimentos. Atuou como Professor Adjunto da área de bioquímica junto ao Departamento de Química, Biotecnologia e Engenharia de Bioprocessos (DQBIO) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) entre agosto de 2009 e julho de 2014. Desenvolveu pós-doutorado sobre biorrefinaria de microalgas na Universidade de Wageningen (Holanda) (2013-2014). Coordenou o curso de graduação em Engenharia de Bioprocessos da UFSJ entre outubro de 2009 a agosto de 2013 e atualmente coordena o curso de Engenharia de Alimentos da Unicamp. Atua especialmente sobre os temas: biocatálise e biotransformações microbianas, produção biotecnológica e purificação de ingredientes para a indústria de alimentos e otimização de bioprocessos.

Marcelo Cristianini

Prof(a). Dr(a). Marcelo Cristianini

Faculdade de Engenharia de Alimentos - UNICAMP

Marcelo Cristianini é Engenheiro de Alimentos pela Unicamp, Mestre em Food Science pela University of Reading (UK) e Doutor em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (sandwich University of California, Davis). Atualmente é Prof Livre Docente da Universidade Estadual de Campinas e Coordenador do Laboratório de Tecnologias Emergentes no Processamento de Alimentos. Foi Coordenador da área da Extensão da FEA e Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alimentos (NEPA-UNICAMP). Trabalhou na indústria de alimentos nas áreas de Produção, Garantia de Qualidade e Desenvolvimento de Produtos (Nestle, CICA, Rhodia Food Ingredients, e Corn Products International). Tem desenvolvido trabalhos nas áreas de processamentos Térmicos e Tecnologias Emergentes (Alta Pressão e Processamento Ôhmico). Publicou 160 artigos em periódicos especializados e 216 trabalhos em anais de eventos. Orientou 27 dissertações de mestrado 17 teses de doutorado.