banner - SEF-2022
Voltar

Encerramento

Tipo:

Cerimônia

Categoria:

Encerramento

Local:

Sala 4 SEF | Tarde 19/05

Data e hora:

20:30 até 20:40 em 19/05/2022

video-thumbnail

Você não está logado Você precisa se logar ou criar uma conta para assistir esse vídeo.

Palestrante


Luiz Henrique Dias Alves

Prof(a). Dr(a). Luiz Henrique Dias Alves

Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela UFF - Universidade Federal Fluminense (1984), mestrado em Engenharia Mecânica com ênfase em Materiais, Tribologia e Fenômenos de Superfície pela USP - Universidade de São Paulo (2000), doutorado pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009), em Engenharia Mecânica, Departamento de Produção, área de conhecimento Metalurgia de Transformação. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF. Pesquisador colaborador do departamento de Engenharia Metalúrgica e Materiais da EPUSP(atual) Engenheiro Metalúrgico com mais de 25 anos de atuação em empresas metalúrgicas de porte, ocupando sempre posições de liderança nas áreas de engenharia e produção e mais de 20 anos de magistério.

Auteliano Antunes dos Santos Junior

Auteliano Antunes dos Santos Junior

Possuo graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Entre 1998 e 1999 fiz meu pós-doutoramento (Visiting Scholar) na Texas A&M University (EUA). Em 2003 fui aprovado no concurso para Livre-docente da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp. A partir de 1990 tornei-me professor na Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, tendo sido Chefe do Departamento de Projeto Mecânico (2007-2009), vice-chefe do mesmo Departamento (2005-2007), Coordenador do Curso de Engenharia de Controle e Automação, biênio 2009-2011, e Chefe do Departamento de Projeto Mecânico (2012-2014). Desde 2014 sou Professor Titular da FEM-Unicamp. Entre 2014 e 2015 fiz pós-doutoramento (Visiting Scholar) no Department of Aerospace Engineering da University of Michigan. Com recursos externos (FINEP, Petrobrás) fui um dos responsáveis pela criação e implantação do Laboratório de Acustoelástica da Faculdade de Engenharia Agricola da Unicamp. Com patrocínio da mesma instituição, fui um dos responsáveis pela criação do Laboratório de Interação Veículo-Via da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp. É o coordenador do Laboratório Ferroviário DSI-FEM-UNICAMP. Entre as empresas com as quais tenho desenvolvido projetos tecnológicos estão: VALE, PETROBRÁS, FAIVELEY, Thyssenkrup Metalúrgica Campo Limpo, FRAS-LE, Union Park Limited (Hong Kong), Duroline, Termolite, MOLDMIX, MARCHESAN, além de outras. Desenvolvi projetos com a Força Aérea Americana, FAPESP, CNPq, FUNDEP, FINEP e BNDES. Tenho experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Sólidos, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto de máquinas, simulação dinâmica, acustoelasticidade, captura de energia por vibrações, avaliação não destrutiva de tensões, desempenho de materiais de atrito, sistemas de freio, frenagem regenerativa e análise de tensões por elementos finitos.

Paulo Kurka

Prof(a). Dr(a). Paulo Kurka

UNICAMP

Paulo Roberto Gardel Kurka é professor titular da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas, onde trabalha desde Setembro de 1989. Concluiu o doutorado (PhD) em engenharia mecânica em 1989 na University of Manchester, Inglaterra, mestrado e graduação em engenharia mecânica na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 1985 e 1982, respectivamente. Realizou estágios de pós doutorado no Israel-Technion Institute of Technology (1994) e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto - Portugal (2003). .É secretário do Comitê de Dinâmica da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas. É editor associado da revista Mechanical Systems and Signal Processing ? Elsevier, UK. É assessor Ad-Hoc de diversas agências de fomento ao ensino e pesquisa. Coordena comitês assessores do Ministério da Ciência, Tecnologia Inovação e Comunicação (MCTIC) e do Ministério da Indústria e Comércio (MDIC) na análise de projetos das leis do Bem e Inovar Auto Publicou 20 artigos em periódicos especializados e 68 trabalhos em anais de eventos. Possui 4 capítulos de livros e 1 livro publicados. Orientou 20 dissertações de mestrado e co-orientou 1, orientou 19 teses de doutorado e co-orientou 2, além de ter orientado 17 trabalhos de iniciação científica nas áreas de Engenharia Mecânica. Coordenou 4 projetos de pesquisa. Atualmente participa de 3 projetos de pesquisa, sendo que coordena 2 destes, com financiamentos da VALE S/A e BNDES/FUNTEC. Atua na área de engenharia mecânica, com ênfase em mecânica dos sólidos, automação e robótica. Em suas atividades profissionais interagiu com 45 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: processamento de sinais, análise modal, instrumentação, controle, robótica e visão computacional.

Felipe Bertelli

Dr(a). Felipe Bertelli

Unisanta

Graduado em Licenciatura em Matemática pela UEPG-PR (2007), mestre e doutor Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas(2008-2009 e 2009-2012). Fez estágio pós-doutoral no departamento de Engenharia de Manufatura e Materiais da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp(2012-2015) e no Departamento de Sistemas Integrados (2016-2018). Realizou estágio pos-doutoral em Marselha-França e também em Madri, em 2013 e 2015. Atualmente é Docente da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Campus da Baixada Santista, e atua no Mestrado Profissional em Engenharia Mecânica da Universidade Santa Cecília - Santos. Coordena projetos de Pesquisa financiados por agências pública e privada. Tem experiência na área de Modelagem Matemática e Simulação Computacional de processos de transferência de Calor durante a solidificação de ligas metálicas, Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em processos de fabricação, atuando principalmente nos seguintes temas: simulação numérica, modelagem matemática, solidificação de ligas metálicas, transferência de calor, desgaste tribológico e tratamentos térmicos a laser de materiais metálicos. Além disso, atua na Área de Termo Ciência em fenômenos de transporte envolvendo queima de Biomassa para geração de energia, tratamentos de purificação de materiais por fusão zonal para aplicação em painéis fotovoltaicos.

SEF-2022 Galoá

V Simpósio de Engenharia Ferroviária utiliza o Galoá para simplificar a gestão e aumentar o impacto do evento.

Precisa de ajuda sobre como organizar sua conferência? Agende um Horário