V Simpósio de Engenharia Ferroviária

Boas vindas ao site do V Simpósio de Engenharia Ferroviária!

Simpósio de Engenharia Ferroviária nasceu em 2017 por iniciativa de professores da Unicamp, da UFES, da Poli-USP e do IFSP que tinham suas pesquisas subsidiadas pelo programa de Cátedras da Vale. Começou como um evento pequeno, para cerca de 80 pessoas, em um dos auditórios da Funcamp.
Desde então, o sucesso do evento tanto no meio acadêmico, como entre as equipes de engenharia das empresas da indústria ferroviária, o fez crescer continuamente em 2018 e 2019. Para 2020 havia o planejamento de um Simpósio de dois dias, pois o volume de trabalhos a serem apresentados não cabia mais em um. Infelizmente, a pandemia de Covid-19 forçou uma mudança de planos e a comissão organizador optou por oferecer, no lugar de um evento presencial, uma série de três webinars com importantes pesquisadores estrangeiros, cujas gravações, inclusive estão disponíveis no
YouTube.
Em 2021, na quarta edição, o Simpósio contou com a organização da Unicamp, da UFES, do IFSP, da Poli-USP, da Unisanta, da UFJF e do IME. Houve pouco mais de 500 inscrições e foi transmitido ao vivo, com palestras distribuídas por dois dias de evento e participação de palestrantes do poder público, da indústria e da academia, com três convidados internacionais. Três das maiores concessionárias de carga do Brasil patrocinaram o evento (Vale, RUMO e MRS), ao lado de importantes empresas fabricantes de componentes e sistemas ferroviários (Greenbrier Maxion, Amsted Rail).
Já consolidado como marco do calendário anual do meio ferroviário, o Simpósio de Engenharia Ferroviária chega à sua quinta edição ainda maior! Este ano, além das palestras transmitidas ao vivo em sessões plenárias, haverá a possibilidade de envio de artigos técnicos, que serão avaliados pela comissão científica do evento e publicados em anais com direito a ISBN e DOI. 

Sejam bem-vindos!

O que é o Simpósio de Engenharia Ferroviária?

O Simpósio de Engenharia Ferroviária nasceu como uma iniciativa de pesquisadores de diversas universidades envolvidos em projetos sobre tecnologia ferroviária. Inicialmente, a UNICAMP, o IFSP e a UFES propuseram que o evento fosse realizado. Desde o início, a proposta foi que esse encontro tivesse caráter eminentemente técnico, sendo pensada como um fórum para divulgar resultados de pesquisas, mas também para reunir em um único ambiente representantes da academia, de concessionários de ferrovias e de fabricantes de material ferroviário.

PARCERIA

Vale

 

BRONZE

flash

APOIO

flash

SEF-2022

SEF-2022 Galoá

V Simpósio de Engenharia Ferroviária utiliza o Galoá para simplificar a gestão e aumentar o impacto do evento.

Precisa de ajuda sobre como organizar sua conferência? Agende um Horário