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Auteliano Antunes dos Santos Junior

Auteliano Antunes dos Santos Junior

Possuo graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Entre 1998 e 1999 fiz meu pós-doutoramento (Visiting Scholar) na Texas A&M University (EUA). Em 2003 fui aprovado no concurso para Livre-docente da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp. A partir de 1990 tornei-me professor na Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, tendo sido Chefe do Departamento de Projeto Mecânico (2007-2009), vice-chefe do mesmo Departamento (2005-2007), Coordenador do Curso de Engenharia de Controle e Automação, biênio 2009-2011, e Chefe do Departamento de Projeto Mecânico (2012-2014). Desde 2014 sou Professor Titular da FEM-Unicamp. Entre 2014 e 2015 fiz pós-doutoramento (Visiting Scholar) no Department of Aerospace Engineering da University of Michigan. Com recursos externos (FINEP, Petrobrás) fui um dos responsáveis pela criação e implantação do Laboratório de Acustoelástica da Faculdade de Engenharia Agricola da Unicamp. Com patrocínio da mesma instituição, fui um dos responsáveis pela criação do Laboratório de Interação Veículo-Via da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp. É o coordenador do Laboratório Ferroviário DSI-FEM-UNICAMP. Entre as empresas com as quais tenho desenvolvido projetos tecnológicos estão: VALE, PETROBRÁS, FAIVELEY, Thyssenkrup Metalúrgica Campo Limpo, FRAS-LE, Union Park Limited (Hong Kong), Duroline, Termolite, MOLDMIX, MARCHESAN, além de outras. Desenvolvi projetos com a Força Aérea Americana, FAPESP, CNPq, FUNDEP, FINEP e BNDES. Tenho experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Sólidos, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto de máquinas, simulação dinâmica, acustoelasticidade, captura de energia por vibrações, avaliação não destrutiva de tensões, desempenho de materiais de atrito, sistemas de freio, frenagem regenerativa e análise de tensões por elementos finitos.