banner - SBPC 2022
Voltar

INDEPENDÊNCIA E SOBERANIA NO MUNDO LUSÓFONO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS (INTERCOM)

Tipo:

Painel

Categoria:

Sênior

Local:

Remoto

Data e hora:

19:00 até 21:00 em 29/07/2022

Representantes de entidades de pesquisa em Comunicação do Brasil, de Portugal, da Galícia e de Moçambique, integrantes da Lusocom (Federação Lusófona de Ciências da Comunicação), debatem sobre desafios e perspectivas relacionadas aos temas da independência e soberania nacionais, em um ambiente de cooperação científica em espaço lusófono.

Pessoas


Juliano Mendonça Domingues da Silva

Juliano Mendonça Domingues da Silva

Universidade Católica de Pernambuco

Juliano Domingues da Silva foi visiting faculty Fulbright (Junior Faculty Member Award) na Tulane University, EUA, Department of Communication. Foi visiting scholar do Ray C. Bliss Institute of Applied Politics (The University of Akron, Ohio, USA), por meio do International Campaign Fellowship, com bolsa do Departamento de Estado dos EUA, ocasião em que foi observador internacional durante as eleições presidenciais 2016 naquele país. Jornalista pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e cientista social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é doutor e mestre em Ciência Política pela UFPE, com pós-doutorado em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde integra o Grupo de Estudos de Comunicação, Política e Redes Digitais (CP-Redes). Estudou, ainda, análise de tomada de decisão pela UCLA Anderson School of Management (University of California, Los Angeles), com bolsa Santander. É professor na Universidade Católica de Pernambuco vinculado ao Centro de Ciências Sociais (CCS), onde exerce a função de coordenador, professor e orientador no Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas (PPGCriativas/Unicap). Também é professor-pesquisador permanente do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Católica de Pernambuco e da Especialização em Ciência Política na mesma instituição. Como pesquisador, dedica-se à investigação sobre Democracia e Mídia. Atualmente, Juliano Domingues da Silva é vice-presidente (2020-2023) da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), instituição em que atuou como diretor regional Nordeste (2017-2020) e coordenador do Grupo de Pesquisa Políticas e Estratégias de Comunicação (2015-2018). Coordena, também, o Grupo Temático Sociedade da Informação e Políticas da Comunicação da Lusocom (Federação Lusófona de Ciências da da Comunicação), é vice-coordenador do Grupo de Trabalho Políticas de comunicação da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (COMPOLITICA) e vice-diretor científico da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej). Ao longo dos últimos doze anos, dedicou-se ao jornalismo audiovisual, área em que já desempenhou as funções de repórter, produtor e editor, com passagens pela TV Golfinho (Fernando de Noronha), TV Asa Branca (Caruaru), TV Globo (Recife) e TV Cultura (São Paulo). Por três anos, foi colaborador/debatedor do programa CBN Total (Rádio CBN Recife). Atualmente, é colunista de Política do programa Balanço de Notícias, da Rádio Jornal do Commercio, do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, em cujo jornal publica artigos a cada duas semanas na seção de Opinião (Recife, PE).

Giovandro Ferreira

Giovandro Ferreira

Universidade Federal da Bahia

Professor Titular da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, na qual integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas e coordena o Centro de Estudo e Pesquisa em Análise do Discurso e Midia (CEPAD) e o Centro de Estudo em Comunicação, Democracia e Cidadania (CCDC). Fez o doutorado e mestrado em Ciências da Informação ? Medias, no Institut Français de Presse et Communication (Université Paris 2 ? Panthéon-Assas), graduou-se em Comunicação Social (Jornalismo) na Universidade Federal do Espírito Santo e em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Teorias da Comunicação, Teorias do Jornalismo e Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: história dos paradigmas da comunicação, história dos paradigmas do jornalismo e discurso e mídia. Pesquisador com Bolsa Produtividade do CNPq (Pq).

Tomas José Jane

Escola Superior de Jornalismo

Doutor em Comunicação Social. ACICOM - Associação Moçambicana de Ciências da Comunicação e da Informação. Professor Associado com experiência de Docência em instituições de ensino superior nacionais e estrangeiras; Pesquisador em comunicação social, comunicação para o desenvolvimento local, estudos de viabilidade e de audiência das rádios comunitárias. Actividades: Instalação e revisão curricular dos cursos de jornalismo, relações públicas, publicidade e marketing, biblioteconomia e documentação; Produção do material de educação cívica em áudio e vídeo para processos eleitorais e para educação à cidadania; Organização e orientação de seminários e cursos de capacitação profissional em Jornalismo e em Comunicação para o Desenvolvimento Comunitário; Assessoria em Comunicação Social, Comunicação Institucional, Comunicação Empresarial, Comunicação Política. Consultoria em Comunicação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais/Rurais; Direcção de projectos de desenvolvimento das comunidades rurais; Coordenação de projectos de recuperação e reintegração das crianças da e na rua, órfãos e militarizadas; Actividades com as ONGs e instituições humanitárias; Orientação de pesquisas para elaboração de trabalhos académicos de conclusão de cursos de licenciatura, dissertações de mestrado e teses de doutorado; Participações em congressos nacionais e internacionais; Publicações de artigos em revistas nacionais e internacionais; Editoração e publicação de revistas e livros.