Óleos Essenciais na Segurança de Alimentos
Tipo:
Palestra
Categoria:
Alimentos Funcionais e Microbiologia de Alimentos
Local:
Sala Virtual 1
Data e hora:
22:00 até 23:00 em 02/12/2020
Os óleos essenciais (OEs) têm sido sugeridos como antimicrobianos para inativar microrganismos patogênicos e deteriorantes em matrizes alimentares, como sucos, queijo e frutas minimamente processadas, bem como desinfetantes sustentáveis para substituir desinfetantes a base de cloro.
O mecanismo de ação dos OEs está relacionado à capacidade dessas substâncias de causar danos na membrana celular e funções fisiológicas dos microrganismos. Um dos desafios nos estudos envolvendo OE é compreender o papel de seus distintos constituintes nos efeitos estabelecidos, uma vez que a atividade antimicrobiana tem sido principalmente associada aos constituintes principais, que podem variar com as condições geográficas, de colheita e extração.
Outras questões sobre a eficácia dos OE incluem a influência de parâmetros intrínsecos ou componentes dos alimentos e o microrganismo alvo. Dados científicos sobre os efeitos de distintos OE nas funções fisiológicas em células bacterianas e de levedura ajudam a fortalecer a compreensão de sua aplicabilidade na indústria de alimentos.
No entanto, algumas questões permanecem sem uma resposta direta:
- O efeito de inativação dos OE é semelhante nas células planctônicas ou sésseis?
- Qual é a sequência de eventos celulares na inativação de microrganismos por OE em alimentos?
Esta palestra irá fornecer, com base em vários exemplos práticos, os aspectos relevantes, limitações e perspectivas da viabilidade dos OE como agentes antimicrobianos na indústria de alimentos.