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Normas para submissão de trabalhos científicos

Estas normas regulamentam a submissão de trabalhos científicos. Esse é o documento a ser seguido tanto pela Comissão Científica, equipe responsável por toda a parte que envolve os Trabalhos Científicos quanto pelos participantes desta atividade no VI Simpósio Nacional de Psicopedagogia a ser realizado nos dias 10 e 11 de novembro de 2023 na modalidade híbrida.

 

Submissão dos Trabalhos Científicos (Resumos)  Até 18/09/2023
Avaliação dos Trabalhos Científicos (Resumos) Até 25/09/2023
Notificação de aceite/correção 25 a 30/09/2023 
Prazo para o envio da versão final Até 07/10/2023
Divulgação dos Trabalhos Científicos (Resumos) aprovados e orientações para a apresentação 12/10/2023

Informações Gerais

  • Os resumos serão enviados em formulário próprio online na página do evento no link de submissão de trabalhos;
     
  • A submissão de trabalhos científicos para avaliação está vinculada à aceitação integral e irrestrita de todas as normas aqui especificadas;
     
  • No momento da submissão, atender às instruções para preenchimento dos campos do formulário online;
     
  • Os resumos aprovados serão posteriormente publicados em suplemento especial da Revista Psicopedagogia. Recomenda-se fazer uma revisão de texto antes da submissão. Erros excessivos levarão à desclassificação pela Comissão Científica e pareceristas ad hoc.

 

  1. Os Trabalhos Científicos serão submetidos no formato de resumos.

  2. Todo Trabalho Científico inscrito deve seguir as normas dispostas neste documento, caso contrário será automaticamente recusado.

  3. Só serão avaliados os Trabalhos Científicos em que pelo menos um dos autores esteja com sua inscrição e pagamento devidamente efetivados no VI Simpósio Nacional de Psicopedagogia; recomenda-se que o primeiro autor do trabalho faça sua inscrição.

  4. Cada proponente poderá ter seu nome em até 3 (três) trabalhos submetidos; a exceção será para o caso dos professores orientadores, para os quais não haverá número limitado, desde que seu nome conste em último lugar na relação de autores.

  5. Os trabalhos em grupo terão no máximo até 5 (cinco) autores. Cuidar, no entanto, para que a inscrição como primeiro autor seja colocada em número reduzido de trabalhos (recomendável até 2 trabalhos).

  6. O Trabalho Científico, individual ou em grupo, poderá ser resultante de pesquisa concluída ou em andamento (com análise preliminar); revisão bibliográfica; relato de experiência; estudo de caso; relato de estágio supervisionado.

  7. Todo Trabalho Científico deverá ter seu tema articulado a um dos Eixos Temáticos propostos para o VI Simpósio Nacional de Psicopedagogia.

  8. Os proponentes deverão ter o cuidado de atender à exigência de não identificação de autores, instituições e outras informações no corpo do resumo, pelas quais o trabalho possa ser identificado, uma vez que se requer o atendimento à isenção de conflitos de interesse por processo de avaliação cega por pares.

  9. A avaliação dos Trabalhos Científicos se dá pela Comissão Científica e pareceristas ad hoc, que têm como critérios de análise os que constam deste documento, não cabendo recurso, parecer ou justificativa no caso de reprovação de um trabalho sob qualquer hipótese.

  10. A lista dos Trabalhos Científicos aprovados será divulgada no site do evento na data indicada no cronograma.

  11. A apresentação dos trabalhos aprovados se dará de acordo com as orientações previstas no cronograma. A não apresentação do trabalho implicará no não recebimento do certificado.

  12. Os resumos dos Trabalhos Científicos aprovados serão publicados nos Anais do Evento. Em caso de interesse na publicação de trabalhos completos, os mesmos poderão ser publicados na Revista Psicopedagogia, desde que os autores enviem o texto para submissão pelo e-mail publicacao@abpp.com.br, atendendo as instruções próprias da Revista.

Eixos Temáticos

Os Eixos Temáticos constituem-se no agrupamento das ideias principais relacionadas ao tema do evento. Tem o objetivo de subsidiarem a elaboração e a organização do evento, suscitando questões para as discussões e debates propostos. Para a submissão do Trabalho Científico o proponente deverá indicar o Eixo Temático no qual ele se insere. Os subtemas são norteadores dos conteúdos dentro de cada Eixo Temático.

 

EIXO 1 – FORMAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA 

Neste eixo pretende-se contemplar as diferentes questões envolvidas nos percursos formativos: éticas, identitárias, de produção de sentidos e de significados do aprender e do ensinar; contemplam este Eixo 1, os seguintes subtemas:

1.1. Formação em Psicopedagogia: aspectos éticos - contempla os cuidados com o outro, o sigilo profissional, a escrita de relatórios e pareceres, os limites e as possibilidades da prática psicopedagógica, atuação nas equipes multiprofissionais e outros relacionados às questões éticas da formação e do atendimento.

1.2. Formação em Psicopedagogia: produção de sentidos e identidade profissional – contempla os aspectos relacionados ao sentido de ser psicopedagogo e os percursos formativos, da prática à produção do conhecimento, em direção à construção da identidade da profissão: histórias de vida, trajetórias de formação acadêmica e profissional; articulação entre narrativa, experiência e fundamentos.
 

EIXO 2 - TRANSFORMAÇÕES NOS CONTEXTOS HISTÓRICOS, CULTURAIS E SOCIAIS E REPERCUSSÕES NA PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA

Neste Eixo pretende-se contemplar os estudos sobre as mudanças no campo da Psicopedagogia decorrentes de momentos históricos, culturais, sociais, movimentos teóricos, dos avanços nas pesquisas na área da Psicopedagogia e áreas afins e os impactos dessas mudanças em diferentes práticas em diferentes contextos; contemplam este Eixo 2 os seguintes subtemas:  

2.1. Percurso histórico da Psicopedagogia no Brasil, avanços teóricos e práticos - contempla a evolução histórica da Psicopedagogia e do objeto de estudo, da ênfase aos aspectos orgânicos e neurológicos à ênfase aos sujeitos que aprendem; os diferentes referenciais teóricos da aprendizagem e suas implicações nas práticas psicopedagógicas.  

2.2. Diferentes contextos de atuação com diferentes sujeitos, grupos, instituições - contempla a aprendizagem nos diferentes contextos de atuação: da escola, da família, dos grupos e na vida; a atuação psicopedagógica em equipes multiprofissionais; os diferentes recursos e procedimentos da prática; o empreendedorismo e a gestão de carreira.

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