Boas vindas ao VI Simpósio Nacional de Psicopedagogia
“Psicopedagogia: formar e transformar o sentido de aprender na vida”
O momento atual da humanidade tem se caracterizado por inúmeras mudanças que se refletem na Psicopedagogia. Fruto desse processo, essa área do conhecimento alinha-se às novas demandas da sociedade, considerando, sobretudo, as funções reflexiva, colaborativa, dialógica, criativa e da aprendizagem.
Como especialista em aprendizagem, a atuação do psicopedagogo implica em estar aberto, reconhecer a complexidade e multiplicidade das questões relacionadas ao aprender e ter um olhar cuidadoso e reflexivo nas situações e problemas que lhe são apresentados, visando a transformação da pessoa rumo à qualidade de vida e enfrentamento de suas dificuldades.
Este Simpósio consiste em múltiplas visões sobre a Psicopedagogia, numa abordagem mais abrangente e profunda, que considera a aprendizagem em diferentes tempos e contextos. Temos como pressuposto a indissociabilidade entre teoria e prática, pretendendo analisar o processo de formação dos profissionais em Psicopedagogia a partir dos cursos de formação inicial e permanente, sob a ótica do “vir a ser”, da aprendizagem ao longo da vida, isto é, das transformações contínuas.
A legitimidade da Psicopedagogia pela sociedade está relacionada à responsabilidade social e ao compromisso ético de possibilitar que o aprendente avance, fortalecendo a sua relação com a aprendizagem, considerando sua história e os aspectos culturais e contribuindo com a Educação sendo um direito de todos.
Uma formação consistente considera os aspectos teóricos, práticos, técnicos, éticos, filosóficos, culturais e sociais, articulando conhecimentos de diferentes áreas, em uma perspectiva interdisciplinar, que considera a dimensão normativa, técnica, humana e do contexto, o que pode proporcionar um processo de crescimento pessoal, interpessoal e grupal.
Necessita ainda uma interlocução qualificada, vislumbrando, além das queixas e das dificuldades, os sujeitos e as aprendizagens e tornando visíveis as questões que nos atravessam, possibilitando a autoria.
Assim, destacamos a importância de uma formação ampla, geral e diversa, que seja consistente, pautada em pesquisas científicas, com diferentes referências e que considere as múltiplas evidências implicadas no aprender. Nessa perspectiva, os referenciais teóricos, práticos e técnicos, precisam estar em articulação com as questões históricas e culturais.
Formar e transformar o sentido de aprender na vida!
Objetivos
Geral: Contribuir para o processo de formação dos profissionais em Psicopedagogia, visando seu aprimoramento técnico-científico, em uma visão da aprendizagem como um processo ao longo da vida e decorrente de transformações contínuas.
Específicos:
-
Promover a reflexão sobre a responsabilidade social e o compromisso ético do psicopedagogo em sua atuação profissional;
-
Favorecer a articulação das diferentes áreas de conhecimento numa perspectiva interprofissional e interdisciplinar;
-
Intensificar o diálogo sobre o crescimento e transformação pessoal do psicopedagogo face às demandas que atravessam a sua prática;
-
Ressaltar a importância da interlocução qualificada no atendimento psicopedagógico para além das queixas e das dificuldades;
-
Favorecer a formação ampla, geral e diversa por meio da produção e disseminação de pesquisas com base em diferentes referenciais teóricos.
Eixos Temáticos
EIXO 1 – FORMAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Neste eixo pretende-se contemplar as diferentes questões envolvidas nos percursos formativos: éticas, identitárias, de produção de sentidos e de significados do aprender e do ensinar; contemplam este Eixo 1, os seguintes subtemas:
1.1. Formação em Psicopedagogia: aspectos éticos - contempla os cuidados com o outro, o sigilo profissional, a escrita de relatórios e pareceres, os limites e as possibilidades da prática psicopedagógica, atuação nas equipes multiprofissionais e outros relacionados às questões éticas da formação e do atendimento.
1.2. Formação em Psicopedagogia: produção de sentidos e identidade profissional – contempla os aspectos relacionados ao sentido de ser psicopedagogo e os percursos formativos, da prática à produção do conhecimento, em direção à construção da identidade da profissão: histórias de vida, trajetórias de formação acadêmica e profissional; articulação entre narrativa, experiência e fundamentos.
EIXO 2 - TRANSFORMAÇÕES NOS CONTEXTOS HISTÓRICOS, CULTURAIS E SOCIAIS E REPERCUSSÕES NA PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA
Neste Eixo pretende-se contemplar os estudos sobre as mudanças no campo da Psicopedagogia decorrentes de momentos históricos, culturais, sociais, movimentos teóricos, dos avanços nas pesquisas na área da Psicopedagogia e áreas afins e os impactos dessas mudanças em diferentes práticas em diferentes contextos; contemplam este Eixo 2 os seguintes subtemas:
2.1. Percurso histórico da Psicopedagogia no Brasil, avanços teóricos e práticos - contempla a evolução histórica da Psicopedagogia e do objeto de estudo, da ênfase aos aspectos orgânicos e neurológicos à ênfase aos sujeitos que aprendem; os diferentes referenciais teóricos da aprendizagem e suas implicações nas práticas psicopedagógicas.
2.2. Diferentes contextos de atuação com diferentes sujeitos, grupos, instituições - contempla a aprendizagem nos diferentes contextos de atuação: da escola, da família, dos grupos e na vida; a atuação psicopedagógica em equipes multiprofissionais; os diferentes recursos e procedimentos da prática; o empreendedorismo e a gestão de carreira.