Sejam bem-vindo(a)s ao Seminário de Educação da PUC-Campinas 2022!
Tema: Fraternidade, Educação e Profissão Docente
3 a 5 de Outubro de 2022
Apresentação
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) e a Faculdade de Educação (FAEDUC) organizam o XV Seminário sobre a produção do conhecimento em Educação e XVII Seminário da Faculdade de Educação, ao celebrar os 81 anos da Faculdade de Educação da PUC-Campinas, elegendo a temática "Fraternidade, Educação e Profissão Docente” tem como destaque a comemoração dos 80 anos do curso de Pedagogia, referência ímpar no campo educacional.
A programação visa envolver os professores de escolas públicas e particulares, estudantes da Pedagogia e das licenciaturas e estudantes de pós-graduação em Educação, com vistas a promover o debate sobre políticas públicas e a profissão docente; a reflexão sobre os dilemas e desafios atuais da prática docente; analisar perspectivas educacionais; reconhecer e prestigiar pesquisas e práticas escolares que incentivem o protagonismo de estudantes e de professores.
Organizado com a duração de três dias (manhã, tarde e noite) planejam-se conferências, rodas de conversa, minicursos, comunicações orais, sessões “palavra do professor(a) e apresentações de pôsteres.
A Faculdade de Educação e o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da PUC-Campinas vem há anos organizando esse evento científico sempre no sentido de estabelecer enlaces entre Escola e Universidade por meio de diálogos e compromissos com a formação de um professor crítico.
Nesta edição, o evento tem por objetivo promover espaços de diálogo para reflexões com relação aos desafios enfrentados pela área da educação no país, a fim de permitir que pesquisadores nacionais e internacionais debatam questões relacionadas à Formação de Professores e Práticas Pedagógicas e a relação destas com Políticas Públicas em Educação, com foco no tema central das interrelações entre Escola e Universidade por meio de diálogos e compromissos com a formação do professor crítico. Visa ampliar e consolidar ainda mais uma produção consistente e abrangente sobre temáticas emergentes e urgentes em Educação, como inclusão, equidade, diversidade, reflexividade, autoformação, trabalho docente, especialmente neste atual momento quando depois de mais de 20 meses as escolas estiveram fechadas devido a pandemia COVID-19.
Contamos com a presença da comunidade educacional para juntos enriquecermos as discussões sobre os processos educativos na atualidade!