Diálogos sobre Filme 03: Documentário - A invenção da Infância Diferentes visões da infância
Tipo:
Diálogos
Categoria:
Diálogos
Local:
Sala 307 - 3º andar
Data e hora:
17:00 até 18:00 em 11/07/2025
Proposta de apresentação para o XIII Congresso ABPp 2025
O Documentário A INVENÇÃO DA INFÂNCIA trata de um tema muito delicado que nos faz refletir sobre as aprendizagens humanas.
A ideia central é apresentar diferentes crianças, em diferentes contextos sociais, e observar como é a infância de cada um. Através de entrevistas filmadas, as crianças vão revelando suas rotinas e o documentário vai contextualizando os momentos históricos em relação ao conceito de infância.
Um menino pobre, acostumado a trabalhar de pés descalços, diz, "Eu acho que as crianças não podiam trabalhar" e outro, na mesma situação, visivelmente franzino e com expressão triste, complementa : "mas não tem jeito...." e quase chora.
A confusão entre "o mundo das crianças e o mundo dos adultos" vai e volta na história humana, diversas vezes.
O roteiro do documentário traz essa realidade: "uma época onde as crianças podem consumir como adultos, trabalhar como adultos e partilhar das informações como adultos, não reconhece o mundo infantil como diferente ou especial… é um mundo de iguais."
Uma mãe, em evidente situação de vulnerabilidade social, que relata ter tido 28 filhos mas só 6 estão vivos, diz..."se meus filhos estivessem vivos eu crescia (cresceria)....porque eles me colocavam (colocariam) no crescimento, pois iam estudar, trabalhar, me ajudar"
Uma criança....em situação semelhante de vulnerabilidade, diz: "quem tem (tiver) filho é bom....quem não tem (tiver), trabalha sozinho!".
Como se construiu essa noção de infância?
O documentário apresenta a idéia de que 'na época das grandes descobertas, o homem sonhou que o mundo poderia ser melhor, e tentou inventar um ser humano melhor, capaz de conduzir esses ideais juntamente com sua vida. A invenção da infância fazia parte desse sonho."
Então podemos pensar na infância como algo criado pelo homem e sempre, ou quase sempre, baseado em interesses que são mais dos adultos do que das próprias crianças.
A mensagem é que :
Ser criança não significa ter infância
Proponho que possamos pensar juntos em que medida uma infância justa para todos, envolve o fato de que "excessos ou faltas" de oportunidades de aprendizagem, podem ser prejudiciais para as crianças?



![[object Object] [object Object]](https://static.galoa.com.br/file/Eventmanager-Private/styles/attendee_dashboard_logo/s3/eventmanager_event/logo/Logo_39.png?VersionId=4_z9e083e414507696175f50716_f10414c31d1915bbb_d20240711_m201609_c003_v0312015_t0007_u01720728969501&itok=TeCQaKsg)



















