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Boas vindas ao XIII Congresso Brasileiro de Psicopedagogia & VII Simpósio Internacional de Psicopedagogia da ABPp

 “Psicopedagogia: aprendizagens frente às mudanças do mundo”

 

Vivemos em um mundo de mudanças que impactam nossas vidas e mobilizam constantes aprendizagens. O enfrentamento dos desafios cotidianos nos convoca a buscar atualização e aprofundamento do nosso fazer pessoal e profissional e dos nossos modos de ser e estar no mundo, de como pensamos, sentimos e nos relacionamos. 

O mundo é essencialmente movimento. Movimento que vem de dentro e de fora; movimento que resulta das trocas deste mundo com o universo, provocando fenômenos que se apresentam de formas diferentes, a depender do tempo e do espaço em que coexistem. Podemos chamar esses fenômenos de mudanças, que nos levam a novas perguntas e reflexões. 

A necessidade de adaptação e/ou enfrentamento a estas mudanças resulta em um movimento que nos permite aprender, criar e recriar, transformar, modificar e nos modificarmos para sobreviver, viver, conviver.

Assim, aprender é a lição mais antiga que nossos ancestrais nos ensinaram, é essência dos seres humanos, é percurso não pré-traçado, em construção para receber e promover transformações no mundo e na vida, que, a cada espaço-tempo requer ingredientes e combinações diferentes.

Como seres humanos vamos construindo bens culturais, materiais e imateriais, maneiras de ser, viver, conviver e nos comunicar, que tomam forma nas histórias individuais e coletivas. No compartilhamento inclui-se o outro no processo de escuta, diálogo e trocas produzindo algo novo, que contribua para melhorar a vida das pessoas.   

Aos profissionais da aprendizagem, em particular, nós psicopedagogos, cabe observar, avaliar, pesquisar as especificidades das mudanças para compreender e intervir na gama de possibilidades de aprendizagens que decorrem de períodos de intensas e rápidas transformações. A dinâmica é constante, os costumes mudam, as ideias se complexificam, os conhecimentos se modificam e as ações vão sendo transversalizadas pelos avanços tecnológicos, fenômenos naturais, relações e sentimentos que convergem e divergem neste cenário. 

Nós psicopedagogos compreendemos que o processo de aprendizagem decorre da articulação das diversas dimensões: organismo, cognição, corpo, sensação, emoção, simbolização, comunicação, transcendência e outras identificadas no percurso da aprendizagem, resultando na aventura da curiosidade de saber e de aprender.

Nessa linha de pensamento, como psicopedagogos nos sentimos inquietados e convocados pelo movimento de mudança-reflexão-ação, oportunizando a produção de novos sentidos para o aprender e para o fazer da Psicopedagogia.

Objetivos

  • Reconhecer a diversidade e a heterogeneidade como constituintes da sociedade e da vida humana;

  • Abrir espaços de trocas de experiências e de pesquisas dos profissionais da área e de áreas afins para o compartilhamento de conhecimentos, inovações e diferentes visões sobre a atuação psicopedagógica;

  • Promover reflexões sobre a formação e atuação próprias da Psicopedagogia, baseadas em aspectos teóricos, técnicos, éticos, filosóficos, culturais e sociais, na interface com as diferentes áreas do conhecimento;

  • Compreender os distintos funcionamentos e dinâmicas de aprendizagem para além dos diagnósticos e classificações dos diferentes sujeitos nas possibilidades de ser e viver com o diverso;

  • Promover a Psicopedagogia como encontro da aprendizagem, da esperança e da alegria. 

Convidamos a todos a participarem deste evento, que reunirá palestrantes, especialistas e profissionais de reconhecimento nacional e internacional no debate sobre as possibilidades de aprender em cenários de mudança. 

Em breve mais informações sobre o maior evento em Psicopedagogia do ano de 2025.

 

EIXOS TEMÁTICOS

EIXO 1: Temas emergentes em Psicopedagogia na interface Educação e Saúde

Este eixo aborda o lugar da Psicopedagogia na interface da Educação com a Saúde, incluindo discussões sobre temas que, por interferirem no processo de aprender dos seres humanos, requerem um olhar apurado da área, tratando de suas contribuições para a aprendizagem dos sujeitos nos contextos da clínica e das instituições. É imprescindível à Psicopedagogia compreender e promover a aprendizagem no âmbito da diversidade humana, a qual se caracteriza e se manifesta de diferentes formas. Nessa perspectiva, a aprendizagem se constrói pela produção de sentidos e significados, tendo como base a singularidade, o modo de ser e ler o mundo e os marcadores como idade, classe, gênero, geração, cultura, raça e neurodiversidade. 

Subtemas:

1.1. Relação normalidade x doença (excesso de diagnósticos e medicalização; uso de psicofármacos e seus efeitos na aprendizagem; patologização dos problemas de aprendizagem);

1.2. Abordagens nas necessidades específicas dos processos de aprender, por meio de práticas inclusivas visando a equidade e contrárias ao capacitismo, em diferentes contextos educacionais e sociais (Dislexia; Doenças e Síndromes Raras; Altas Habilidades e Superdotação; Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade; Transtorno do Espectro Autista; Deficiência Intelectual; entre outras);

1.3. Questões culturais, sociais, emocionais nos processos de ensino-aprendizagem (traumas; baixa autoestima; ansiedade; medos; dificuldades relacionais; bullying; luto; questões religiosas, raciais, de gênero, entre outras);

1.4. Diferentes momentos do desenvolvimento humano (bebês e prematuridade; primeira, segunda e terceira infâncias; puberdade e adolescência; maturidade; envelhecimento).

 

EIXO 2: Formação e atuação do Psicopedagogo: criatividade e inovação

Este eixo aborda a formação em Psicopedagogia considerando sua origem e história como área multidisciplinar, bem como as possibilidades de atuação do profissional nos vários contextos com base em diferentes abordagens e ênfase nos processos relacionais, individuais, grupais e institucionais.

Subtemas:

2.1. Origem e história da Psicopedagogia e a sua abrangência na atualidade;

2.2. Formação inicial e formação continuada (diretrizes de formação; graduação e pós-graduação; práticas supervisionadas, entre outros);

2.3. Formação baseada em diferentes perspectivas teóricas sobre o sujeito que aprende nas várias dimensões: biológica; corporal; cognitiva; social; relacional e afetiva;

2.4. Atuação em diferentes contextos e articulação com as políticas educacionais e da saúde (escolas; clínicas; hospitais; equipes multiprofissionais; empresas, entre outros);

2.5. Reflexões de práticas realizadas, relatos de experiências e vivências exitosas em intervenções psicopedagógicas, com foco nos instrumentos e recursos específicos da área.

 

EIXO 3: Aprendizagens na interface família, escola e sociedade

Este eixo trata das mudanças que acontecem na sociedade e que atingem diretamente o processo de aprendizagem nas famílias, nas escolas, no mundo do trabalho e nas comunidades. As mudanças do mundo promovem novas formas de conhecer e se relacionar na família, na convivência comunitária, na produção cultural, nas relações socioambientais, o que exige movimentos diferenciados, bem como a necessidade do sujeito se conectar consigo mesmo para a autorreflexão e assim descobrir e valorizar o seu modo de ser, pensar, agir, aprender e desenvolver conexões saudáveis com os pares e com todos os entes do planeta.

Subtemas:

3.1. Família (modelos atuais de família; parentalidade; adoção; relação pais e filhos; relação escola e família; entre outros);

3.2. Relação das tecnologias com as aprendizagens (inovações tecnológicas; excesso do uso de telas; inteligência artificial; entre outras);

3.3. Sustentabilidade e desenvolvimento socioambiental (sustentabilidade e aprendizagem numa abordagem colaborativa; aprender com e para o planeta Terra; formas de relação do homem com o ambiente).

 

EIXO 4: Pesquisa em Psicopedagogia: saberes e discussões

Este eixo contempla investigações na área da Psicopedagogia e áreas afins, finalizadas ou em andamento, favorecendo a sistematização e construção de conhecimentos, que dão sustentação à atuação profissional, sendo um processo imprescindível para o avanço científico da área.

Subtemas:

4.1. Psicopedagogia como disciplina científica: produção de conhecimentos na área;

4.2. Psicopedagogia como disciplina técnica: construção e validação de instrumentos específicos da Psicopedagogia;

4.3. Psicopedagogia como campo profissional: reconfiguração de saberes e ressignificação de instrumentos de diagnóstico e intervenção;

4.4. Epistemologias, metodologias e práticas em áreas afins corroborando com a Psicopedagogia: tendências e debates atuais.

 

 

Psicopedagogia 2025

Psicopedagogia 2025 Galoá

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