banner - Auremn 2020

Jackson Roberto Guedes da Silva Almeida

Universidade Federal do Vale do São Francisco
Jackson Roberto Guedes da Silva Almeida

É graduado em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e possui Mestrado (2004) e Doutorado (2006) em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pelo Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos da Universidade Federal da Paraíba. Fez Pós-Doutorado (2013) na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP - Ribeirão Preto sob a supervisão do Prof. Norberto Peporine Lopes. Foi Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UNIVASF (2016-2020). É Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais (SBPM), eleito para o mandato 2019-2022. É membro do Conselho Técnico-Científico (CTC) do Instituto Nacional do Semiárido (INSA).

É membro da equipe do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR). Foi Diretor de Pesquisa e Coordenador do Programa Institucional de Iniciação Científica da UNIVASF no período de 2008 a 2011. É Professor Associado do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), onde coordena projetos de pesquisa e extensão nas áreas de plantas medicinais e fitoterapia. Ocupou o cargo de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais do Semiárido da UNIVASF (2011-2015). É professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Biociências da UNIVASF.

Professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO). Professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Membro da Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia), da qual também ocupou o cargo de Secretário no período de 2011-2013. Membro da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), da Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais (SBPM), da Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (ABCF), da Associação de Usuários de Ressonância Magnética Nuclear (AUREMN) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Membro do Corpo Editorial da Revista Virtual de Química (RVq). Fundador do Simpósio de Plantas Medicinais do Vale do São Francisco e Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Plantas Medicinais da UNIVASF (NEPLAME-UNIVASF).

Mantém colaboração técnico-científica com pesquisadores de várias instituições no país como UNCISAL, UFAL, UPE, UFPE, UFRPE, URCA, UFPB, UFRN, UFPI, UFS, UFC, UEFS, UFOB, USP, CPQBA-UNICAMP, UFRJ, UFRRJ, UENF, UFMG, UFAM e FIOCRUZ; e instituições estrangeiras como a Universidade de La Rochelle (França), Universidade Paris Descartes (França), Universidade Ibn Zohr (Marrocos), Universidade de Bergen (Noruega), Universidade de Córdoba (Argentina) e Instituto de Ciencias del Mar (ICIMAR - Havana, Cuba). Tem experiência na área de Farmácia, Fitoterapia, Química e Farmacologia de Produtos Naturais. Vencedor do Prêmio Otto Richard Gottlieb 2019, concedido pela Sociedade Brasileira de Química na Categoria Jovem Talento. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-1D) pela área de Farmácia.