UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO
EMENTA:
A proposta de suporte de ensino de multicamadas compreende a necessidade de modificar suas ações pedagógicas para escolarizar diante da diversidade, respeitando a singularidade de cada estudante. Para viabilizar a implementação da prática universal é necessário evidenciar a equidade por meio da acessibilidade no processo educativo para a participação e aprendizagem de todos os estudantes. Este curso tem como objetivo discutir o currículo na diversidade, apresentando as diferentes formas possibilidades de avanços pedagógicos para todos os estudantes, inclusive aqueles que apresentam condições diferenciadas por meio dos princípios do DUA e da Aprendizagem Cooperativa.
NÍVEL:
Intermediário (precisa de conhecimentos específicos, previamente)
NÚMERO DE VAGAS:
30 Vagas
PROPONENTES:
Soraia Romano
Pollyana Ladeia Costa
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB 2/2001. Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica. Diário Oficial da União. Brasília, 14 de setembro de 2001. Seção 1E, p. 39-40. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/diretrizes.pdf. Acesso em: 5 mar. 2023.
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MENDES, Enicéia Gonçalves; TANNÚS-VALADÃO, Gabriela; MILANESI, Josiane Beltrame. Atendimento educacional especializado para estudante com deficiência intelectual: os diferentes discursos dos professores especializados sobre o que e como ensinar. Revista Linhas. Florianópolis, v. 17, n. 35, p. 45-67, set./dez. 2016. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817352016045. Acesso em: 5 mar. 2023.
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