MINICURSO 46
SISTEMA DE SUPORTE MULTICAMADAS: FUNDAMENTOS, CONCEITOS E PRÁTICAS
EMENTA:
O objetivo geral do curso é disseminar o conhecimento acerca do Sistema de Suporte Multicamada (SSMC) ou Multi-Tiered System of Support (MTSS): um modelo de atendimento que emergiu nos E.U.A. no âmbito da Saúde, adaptado para a Educação, como solução de problemáticas emocionais, comportamentais e de aprendizagem.
NÍVEL:
Introdutório (não precisa de conhecimentos específicos, previamente)
NÚMERO DE VAGAS:
30 Vagas
PROPONENTES:
Déborah Maciel Vieira Cruz Silva
Juliane Dayrle Vasconcelos
Mariana Viana Gonzaga
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
CARTA J. J. in Handbook of Response to Intervention, The Science and Practice of Multi-tiered Systems of Support . Jimerson, Burns, VanDerHeyden (2016). 2 edition, New York, 2016.
COOGLE, G; STORIE, S.; RAHN, N.L. A Framework for Promoting Access, Increasing Participation, and Providing Support in Early Childhood Classrooms. Early Childhood Educ J 50, 867–877 (2021). https://doi.org/10.1007/s10643-021-01200-6
Fuchs, D., Fuchs, L. S., & Compton, D. L. Smart RTI: A next-generation approach to multilevel prevention. Exceptional Children, 78(3), 263-279, 2012.
MISSAL, K., ARTMAN-MEEKER, K., ROBERTS, C., & LUDEMAN, S. Implementing Multitiered Systems of Support in Preschool: Begin With Universal Screening. Young Exceptional Children, 24(4), 213–224. https://doi.org/10.1177/1096250620931807. (2021).
SHAPIRO, E.S. Tiered Instruction and Intervention in a Response-to-Intervention Model. RTI Action Network: a Program for National Center for Learning Disability. .Disponivel em: http://www.rtinetwork.org/essential/tieredinstruction/tiered-instruction-and-intervention-rti-model.