MINICURSO 40
PRÁTICAS INCLUSIVAS POR MEIO DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA
EMENTA:
De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão (2015) é imprescindível implementar e incentivar práticas pedagógicas inclusivas. Assim, pensando em atender a diversidade de pessoas e saberes em sala de aula, esse minicurso traz a oportunidade do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) para auxiliar os professores a adotarem essas práticas que visam oportunizar que todos tenham acesso ao currículo e consequentemente ao conteúdo trabalhado. Assim faz-se necessário esclarecer o que são práticas inclusivas, conceituar o DUA, como possibilidade, analisar e refletir sobre as práticas já realizadas e a construção de atividades baseadas no DUA.
NÍVEL:
Introdutório (não precisa de conhecimentos específicos, previamente)
NÚMERO DE VAGAS:
20 Vagas
PROPONENTES:
Débora Lucila Carlos
Naiana Paula Bocardo Nunes Pinto
Vera Messias Fialho Capellini
Silvia Regina Vieira da Silva
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
GÓES Anderson Roges Teixeira; COSTA Priscila Kabbaz Alves da. (Orgs.) Desenho Universal e Desenho Universal para Aprendizagem: fundamentos, práticas e propostas para Educação Inclusiva – vol 1. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.
PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza. Das intenções à formação docente para a inclusão: contribuições do Desenho Universal para a aprendizagem. 1ª ed. Curitiba: Appris, 2017.
ROQUEJANI, Ticiana Couto et al. O desenho universal para aprendizagem em contextos inclusivos do ensino fundamental. Formação de professores e práticas educacionais inclusivas, p. 59-77, 2018.
SEBASTIÁN-HEREDERO, Eladio. Diretrizes para o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA). Revista Brasileira de Educação Especial, v. 26, p. 733-768, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/F5g6rWB3wTZwyBN4LpLgv5C/abstract/?lang=pt.
ZERBATO, Ana Paula; MENDES, Enicéia Gonçalves. Desenho universal para a aprendizagem como estratégia de inclusão escolar. Educação Unisinos, v. 22, n. 2, p. 147-155, 2018. Disponível em: Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2018.222.04/60746207.