MINICURSO 39
PRÁTICAS COLABORATIVAS COMO POTÊNCIA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA
EMENTA:
Fundamentos do trabalho colaborativo; definições de Ensino Colaborativo / Coensino e AEE Colaborativo; parceria entre professor de educação especial e ensino comum; práticas de parcerias colaborativas nas escolas.
NÍVEL:
Introdutório (não precisa de conhecimentos específicos, previamente)
NÚMERO DE VAGAS:
40 Vagas
PROPONENTES:
Ana Elisa Millan
Adriana Correa Bueno
Amanda Santana Gomes Silva
Luis Gustavo da Silva Costa
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
CAPELLINI, V.L.M.F.; ZERBATO, A.P. O que é o ensino Colaborativo? São Paulo: Edicon, 2019.
MENDES, E.; VILARONGA, C.A.R.; ZERBATO, A.P. Ensino Colaborativo como apoio à inclusão escolar: unindo esforços entre educação comum e especial. São Carlos: EdUFSCar, 2014.
VILARONGA, C. A. R. Colaboração da educação especial em sala de aula: formação nas práticas pedagógicas do ensino. 2014. 216f (Tese de Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.