MINICURSO 37
POSSIBILIDADES DO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
EMENTA:
O ensino para alunos público-alvo da Educação Especial deve ser organizado e planejado de acordo com as suas especificidades. No caso de alunos com deficiência visual, se faz importante que o professor tenha em mente as potencialidades e as limitações destes alunos, uma vez que a deficiência surge nos estudantes de maneira individual e que pode acabar dificultando o processo de apropriação de conceitos e constituição de imagens mentais. Desse modo, torna-se necessário se atentar a propiciar experiências adequadas às especificidades de cada aluno. Neste contexto, o professor necessita utilizar técnicas diversificadas para suprir as necessidades de tais estudantes e potencializar suas habilidades. Uma possibilidade é o uso de atividades lúdicas com apoio de objetos manipuláveis, uma vez que estes auxiliam na experimentação por vias alternativas e que, se bem orientadas e dirigidas, podem possibilitar um processo de ensino-aprendizagem efetivo e significativo.
NÍVEL:
Introdutório (não precisa de conhecimentos específicos, previamente)
NÚMERO DE VAGAS:
30 Vagas
PROPONENTES:
Valquíria Perassolo
Josana Carla Gomes Silva
Julia Lins Benedito de Azevedo