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MINICURSO 37

POSSIBILIDADES DO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL


EMENTA:

O ensino para alunos público-alvo da Educação Especial deve ser organizado e planejado de acordo com as suas especificidades. No caso de alunos com deficiência visual, se faz importante que o professor tenha em mente as potencialidades e as limitações destes alunos, uma vez que a deficiência surge nos estudantes de maneira individual e que pode acabar dificultando o processo de apropriação de conceitos e constituição de imagens mentais. Desse modo, torna-se necessário se atentar a propiciar experiências adequadas às especificidades de cada aluno. Neste contexto, o professor necessita utilizar técnicas diversificadas para suprir as necessidades de tais estudantes e potencializar suas habilidades. Uma possibilidade é o uso de atividades lúdicas com apoio de objetos manipuláveis, uma vez que estes auxiliam na experimentação por vias alternativas e que, se bem orientadas e dirigidas, podem possibilitar um processo de ensino-aprendizagem efetivo e significativo.

 

NÍVEL:

Introdutório (não precisa de conhecimentos específicos, previamente)

 

NÚMERO DE VAGAS:

30 Vagas

 

PROPONENTES:

Valquíria Perassolo

Josana Carla Gomes Silva

Julia Lins Benedito de Azevedo 

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

ANDRADE, T. E. G., et. al., 2017. Conhecer para preservar: o uso de modelos táteis no ensino de biologia para deficientes visuais na associação de cegos do Piauí. Revista Educação Ambiental em Ação. Nº 60, 2017. Disponível em: http://revistaea.org/artigo.php?idartigo=2729.
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SILVA, L. V.; BEGO, A. M. Levantamento Bibliográfico sobre Educação Especial e Ensino de Ciências no Brasil. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 24, n.3, p. 343 – 358. Marília, 2018. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/331904269_ENSINO_DE_CIENCIAS_PARA_ALUNOS_COM_DEFICIENCIA_VISUAL_RELATO_DE_EXPERIENCIA_EM_ESTAGIO_SUPERVISIONADO>. 
STELLA, L. F.; MASSABNI, V. G. Ensino de ciências biológicas: materiais didáticos para alunos com necessidades educativas especiais. Ciência e Educação, v. 25, n. 2, Bauru, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132019000200353.
 
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