MINICURSO 36
PORTUGUÊS ESCRITO PARA SURDOS: MATERIAIS DIDÁTICOS, ESCRITA SURDA E SUBJETIVIDADES
EMENTA:
Entenda como vem ocorrendo algumas práticas metodológicas para o ensino de português como segunda língua para surdos no Brasil; conheça algumas práticas educacionais voltadas para o uso de recursos didáticos no ensino-aprendizagem de surdos; saiba sobre a escrita surda, suas singularidades e seus aspectos quanto às contribuições para a constituição do ethos do sujeito surdo. Neste minicurso será discutido, de maneira didática, as realidades do contexto escolar dos surdos no que tange as técnicas metodológicas do ensino de língua portuguesa como segunda língua; será discutido possíveis ações de como contribuir para o desenvolvimento pedagógico do aluno surdo no que diz respeito ao aprendizado da língua portuguesa; refletiremos sobre as competências específicas necessárias para o ensino do português como segunda língua; levantaremos propostas a serem alcançadas por meio dos profissionais que atuam no espaço educacional inclusivo, a fim de buscar estratégias de validação da escrita surda como forma de registro linguístico e meio democrático do saber.
NÍVEL:
Introdutório (não precisa de conhecimentos específicos, previamente)
NÚMERO DE VAGAS:
30 Vagas
PROPONENTES:
Priscila Silveira Soler
Mariana Peres de Moraes
Aline Sordi
Thayná Carvalho de Almeida
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
SORDI, Aline. A contribuição do letramento visual em vídeos didáticos para o aprendizado de alunos surdos. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17394.
ALMEIDA, D.L.; SANTOS, G.F.D.; LACERDA, C.B.F. O Ensino de Língua Portuguesa para Surdos, estratégias didáticas; Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 23, n. 3, p. 30-57, 2015.
BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm>.
BRASIL. Lei 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispões sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm>.
FERNANDES, S. F. Práticas de letramentos na educação bilíngue para surdos. Catalogação no centro de editoração, documentação e informação técnica – SEED/CEDITEC, Curitiba, p.3 -28, 2006..
LACERDA, C.B.F. de; SANTOS, L. F.; MARTINS, V.R. de O. Escola e diferença: caminhos para educação bilíngue de surdos. São Carlos: EdUFSCar, 2016.
LODI, A. C. B. Ensino da língua portuguesa como segunda língua para surdos: impacto na educação básica. In: Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à libras e educação de surdos [S.l: s.n.], 2013.
MORAIS, M. P. Trajetórias de resistência em escolas municipais com propostas de educação bilíngue inclusiva para surdos. Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs, Câmpus São Carlos, 2018.
SOLER, P. S. Relações entre línguas e a experiência do aprender surdo. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) - Programa de Pós-graduação em Educação Especial-PPGEES, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022.