MINICURSO 35
PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL
EMENTA:
Conceitos que envolvem o Plano Educacional Individualizado (PEI); Estrutura do PEI; PEI e Deficiência visual; Leitura e escrita braille; o ensino da matemática no soroban; Orientação e mobilidade, assinatura cursiva; Tecnologia acessível; Construção e adaptação de material didático.
NÍVEL:
Introdutório (não precisa de conhecimentos específicos, previamente)
NÚMERO DE VAGAS:
20 Vagas
PROPONENTES:
Ilene Diniz Sacramento Lima
Kelly Guedes Soares
Márcia Duarte Galvani
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Grafia Braille para a Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEESP, 2002.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Normas Técnicas para a Produção de Textos em Braille. Brasília: MEC/SEESP, 2002.
CONSTANT, Instituto Benjamin. Divisão de Imprensa Braille. Código Matemático Unificado. Rio de Janeiro: IBC, 1995.
FELIPPE, Vera Lúcia Rhein. Orientação e Mobilidade / Vera Lúcia Leme Rhein, Felippe, João Álvaro de Moraes Felippe. São Paulo: Laramara- Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual, 1977.
ALMEIDA, Maria Glória de Souza. Guia Teórico para Alfabetização em Braille. IBC – Rio de Janeiro.
ALMEIDA, Maria da Glória. Cela Simulada. IBC – Rio de Janeiro, 1997.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Grafia Braille para a Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEESP, 2002.
BRASIL, Ministério da Educação. Formação Continuada de Professores em Educação Especial - Utilização, operação e aplicação pedagógica de softwares de Tecnologia Assistiva. Módulo 2 – Dosvox Básico. NCE/UFRJ. 2014
MAZZILLO, Ida Beatriz. DOSVOX – O que você deseja? NCE/UFRJ, Rio de Janeiro: 2010.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO / Secretaria de Educação Especial. SOROBAN. Manual de Técnicas Operatórias para Pessoas com. Deficiência Visual. Brasília 2012
SANTOS, Jéssica; PICCOLO, Gustavo; VILARONGA, Carla Ariela, MENDES, Eniceia. Plano Educacional Especializado I.