MINICURSO 34
O USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS PARA O ENSINO DE LIBRAS
EMENTA:
O ensino de Libras tem avançado cada vez mais na sociedade, em diferentes contextos, principalmente após a Lei 10.436/02 e o Decreto 5.626/05. Contudo, é perceptível que recursos audiovisuais, voltados para o ensino de Libras ainda são escassos, o que afeta diretamente na qualidade e quantidade de materiais produzidos possíveis de serem utilizados no processo de ensino e aprendizagem da língua de sinais. Nesse sentido, o minicurso pretende apresentar possibilidades teóricas e práticas para o planejamento de execução do ensino de Libras com recursos audiovisuais.
NÍVEL:
Introdutório (não precisa de conhecimentos específicos, previamente)
NÚMERO DE VAGAS:
30 Vagas
PROPONENTES:
Francyllayans Karla da Silva Fernandes
Milena Maria Pinto
Rodrigo Vecchio Fornari
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
GESSER, Audrei. O ouvinte e a surdez: sobre ensinar e aprender a Libras. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2012.
LEBEDEFF, T. B. ; SANTOS, A. N. dos. Objetos de aprendizagem para o ensino de línguas: vídeos de curta-metragem e o ensino de Libras. Rev. Bras. Linguist. Apl., Belo Horizonte , v. 14, n. 4, p. 1073-1094, dez. 2014. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982014000400013&lng=pt&nrm=iso>.
PERLIN, Glades. Identidade Surda e currículo. In: LACERDA, Cristina Broglia Feitosa. GÓES, Maria Cecília Rafael (org.). Surdez: processos educativos e subjetividade. São Paulo: Lovise, 2000.
QUIXABA, M. N. O. Diretrizes para projeto de recursos educacionais digitais voltados à educação bilíngue de surdos. Tese (doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias na Educação, Programa de
Pós-Graduação em Informática na Educação, Porto Alegre, 2017.