MINICURSO 33
O USO DA MÚSICA COMO SUPORTE PARA ATIVIDADES DE ROTINA DIÁRIA
EMENTA:
O mini curso tratará sobre o uso de canções no ensino e/ou na manutenção de hábitos de rotina diária para crianças. Serão abordados conceitos sobre rotina, tarefas diárias e instalação de hábitos, com ênfase na compreensão de como o uso de música pode favorecer esses processos. Serão dados exemplos práticos, com músicas e canções, de como escolher o repertório e como utilizá-lo nas diferentes tarefas do dia a dia. Será abordado também o tema preferência e adequação das canções para subsidiar atividades com música no ensino de alunos público alvo da educação especial.
NÍVEL:
Introdutório (não precisa de conhecimentos específicos, previamente)
NÚMERO DE VAGAS:
20 Vagas
PROPONENTES:
Josiane Fernanda Covre
Cassiana Saraiva Quintão
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
Addessi, A.R. (2008). The musical dimension of daily routines with under-four children: Changing the diaper, before sleeping, the lunch, free-play. In E. Longhi, A.Lamont, & D. Hargreaves (Eds.),Electronic Proceedings of the 2nd European Confer-ence on Developmental Psychology of Music.London: Roehampton University. DOI: 10.1080/03004430902944122.
Apfeslstdt, H. (2000). First Things First Selecting Repertoire: Finding quality, teachable repertoire appropriate to the context, compatible with the National Standards, and interesting to play is an achievable goal. Music Educators Journal, 87:1, 19-46. DOI: 10.2307/3399672.
Delibegovic Dzanic, Nihada (2016).The Effect of Using Songs On Young Learners and Their Motivation for Learning English. NETSOL New Trends in Social and Liberal Sciences 1(2):40-54. DOI:10.24819/netsol2016.8
Hammel, A. & Hourigan, R. (2017). Teaching music to students with special needs education. A label-free approach (2 ed.). USA: Oxford University Press.
Joly, Ilza (2011). Música e Educação Especial: uma possibilidade concreta para promover o desenvolvimento de indivíduos. Educação (UFSM), 28:2, 79-86. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/4166.
Kern, P., Wolery, M. & Aldridge, D. Use of Songs to Promote Independence in Morning Greeting Routines For Young Children With Autism. J Autism Dev Disord 37, 1264–1271 (2007). DOI: 10.1007/s10803-006-0272-1
Makino, J.M.(2020). Repertório musical na educação infantil: música para crianças? Revista da Abem, 28, 177-193. DOI: 10.33054/ABEM20202810.