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MINICURSO 32

O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
 

EMENTA:

1. Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

2. Programa TEC NEP e a criação dos Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne).

3. Atendimento Educacional Especializado.

4. Experiências da atuação como docente do AEE no Instituto Federal Baiano: dicas, sugestões e orientações sobre o atendimento do aluno com deficiência na EPT.    

 

NÍVEL:

Introdutório (não precisa de conhecimentos específicos, previamente)

 

NÚMERO DE VAGAS:

50 Vagas

 

PROPONENTES:

Patricia de Oliveira

Eliane Mahl    

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

ALENCAR, L. K. D. Política pública para a inclusão das pessoas com deficiência na educação profissional: ação tec nep. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/21962 . Acesso em 20 mar 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Secretaria de Educação Especial, 2008. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/politica.pdf Acesso em 20 mar 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução n. 4 de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Disponível em http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf. Acesso em 20 mar 2023.
BRASIL. Presidência da República. Lei n. 13.146 de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em 20 mar 2023.
MOLL, J. Educação Profissional e Tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. 1ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
NUNES, S. C. T. O programa TEC NEP: A educação profissional na perspectiva inclusiva. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Especial e Processos Inclusivos). Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012. Disponível em https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/69859/000875096.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 20 mar 2023.
OLIVEIRA, P; MAHL, E. (orgs) O atendimento educacional especializado nos Institutos Federais: relatos de experiência. 1ª ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2021.

 

 

 

 


 

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