MINICURSO 31
NARRANDO COM IMAGENS: PRINCÍPIOS DA LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA E APLICAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE SURDOS
EMENTA:
O minicurso pretende apresentar elementos básicos que compõem a linguagem cinematográfica, analisando as possibilidades de aplicação na educação básica, com a finalidade de discutir sobre o tema visualidade e uso de imagens na educação de surdos.
NÍVEL:
Intermediário (precisa de conhecimentos específicos, previamente)
NÚMERO DE VAGAS:
20 Vagas
PROPONENTES:
Eduarda Megumi Kawase
Otávio Santos Costa
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
AUMONT, J. A imagem. 13 ed. Trad. Estela dos Santos Abreu e Cláudio C. Santoro. Campinas: Papirus, 1993. (Col. Ofício de Arte e Forma).
CAMPELLO, A. R. Pedagogia visual/ Sinal na educação dos Surdos. In: QUADROS, R. M., PERLIN, G. (Orgs.) Estudos Surdos II. Petrópolis: Editora Arara Azul, 2007, p. 100-131.
________________. Aspectos da visualidade na educação de surdos. 2008. 245 f. Tese de doutorado, Programa de Pós-graduação de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, 2008.
MONCLAR, J. Linguagem cinematográfica: narrando com imagens. 1ed. Rio de Janeiro: Jorge Monclar, 2009.
NAPOLITANO, M. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: 5 ed. Contexto, 2015.