MINICURSO 29
JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA: NARRATIVAS SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO, FAMÍLIA E TRABALHO
EMENTA:
O objetivo deste minicurso é analisar as narrativas de jovens e adultos com deficiência, relacionadas a escola, família e trabalho. A abordagem do estudo está pautada na história de vida e na análise qualitativa. Os resultados sinalizam que a Educação de Jovens e Adultos contribuiu decisivamente para a inclusão no trabalho e serem protagonistas de sua história de vida, sobretudo a busca por seus ideais para uma vida plena em sociedade, revelando jovens e adultos críticos à procura de seus direitos e de sua dignidade humana.
NÍVEL:
Intermediário (precisa de conhecimentos específicos, previamente)
NÚMERO DE VAGAS:
30 Vagas
PROPONENTES:
Waldísia Rodrigues de Lima
Juliane Ap. de Paula Perez Campos
Graciliana Garcia Leite
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008a): Portaria Ministerial nº 555, de 5 de junho de 2007, prorrogada pela Portaria nº 948, de 09 de outubro de 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf.
________. Lei n. 13.146, de 06 de julho de 2015b. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm.
JANNUZZI, Gilberta de Martino. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. 3. ed. Rev. Campinas: Autores Associados, 2012.
LIMA, Waldísia Rodrigues de. Da escola para o trabalho: narrativas de pessoas com deficiências egressas da EJA na Baixada Santista. 2020. 198f. Tese (Doutorado em Educação Especial) - Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020.