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MINICURSO 28

JOGOS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA ENSINO DO PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL


EMENTA:

Entendendo o jogo não é simplesmente um “passatempo” e que esse estimula o crescimento e o desenvolvimento, a coordenação muscular, as faculdades intelectuais, a iniciativa individual, estimula o indivíduo a observar e conhecer as pessoas e as coisas do ambiente em que vive. Destaca-se que por meio do jogo, a criança pode brincar naturalmente, testar hipóteses, explorar toda a sua espontaneidade criativa. O jogar é essencial para que ela manifeste sua criatividade, utilizando suas potencialidades de maneira integral.    

 

NÍVEL:

Introdutório (não precisa de conhecimentos específicos, previamente)

 

NÚMERO DE VAGAS:

30 Vagas

 

PROPONENTES:

Rosimeire Orlando

Relma Urel

Talita Vasconcellos

Aline Kelly    

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

SILVA, F. Jogos de Tabuleiro e Capacidade de Concentração. Programa do Desenvolvimento do Paraná - PDE. Universidade Estadual de Londrina, 2011.
SOUZA, E. F. Alfabetização e o Lúdico: a importância dos jogos na Educação Fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso. Lins, São Paulo, 2013.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa - ação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1986.
VALLADARES, L. Os dez mandamentos da observação participante. Revista Brasileira de Ciências Sociais. Vol.22, nº 63 São Paulo Feb. 2007.
VIANNA, H. M. Pesquisa em educação: a observação. Liber Livro Editora Ltda. Brasília, DF. 2003.
VILELAS, J. Investigação: o processo de construção do conhecimento. Edições Silabo: Lisboa, 2009.

 

 

 

 


 

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