banner - CBEE 2023

MINICURSO 27

INTERVENÇÕES PARA FLUÊNCIA E COMPREENSÃO DE LEITURA PARA ESTUDANTES COM AUTISMO E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL


EMENTA:

- Caracterização da fluência e compreensão de leitura de estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo e Deficiência Intelectual
- Estratégias antecedentes e consequentes para a intervenção em fluência e compreensão de leitura
- Coleta de dados para mensuração do desempenho e acompanhamento do progresso"    Intermediário (precisa de conhecimentos específicos, previamente)

 

NÚMERO DE VAGAS:

30 Vagas

 

PROPONENTES:

Natany Ferreira Silva

Gabriela Cabral Chizzolini

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

Allor, J. H., Champlin, T. M., Gifford, D. B., & Mathes, P. G. (2010). Methods for increasing the intensity of reading instruction for students with intellectual disabilities. Education and Training in Autism and Developmental Disabilities, 45(4), 500–511.
Begeny, J. C., Capellini, S. A., & Martins, M. A (2018). HELPS-PB: Programa de fluência de leitura para escolares: Manual do instrutor. (English translation: HELPS in Brazilian Portuguese: A Reading fluency program for children; Teacher’s Manual). Durham, NC: Helps Education Fund.
Daly, E. J., Martens, B. K., Kilmer, A., & Massie, D. R. (1996). The effects of instructional match and content overlap on generalized reading performance. Journal of Applied Behavior Analysis, 29(4), 507-518.
Lemons, C. J., Allor, J. H., Al Otaiba, S., & LeJeune, L. M. (2016). 10 research-based tips for enhancing literacy instruction for students with intellectual disability. TEACHING Exceptional Children, 49(1), 18-30.
Reisener, C. D., Lancaster, A. L., McMullin, W. A., & Ho, T. (2014). A preliminary investigation of evidence-based interventions to increase oral reading fluency in children with autism. Journal of Applied School Psychology, 30(1), 50-67.
Therrien, W. J., & Kubina Jr, R. M. (2006). Developing reading fluency with repeated reading. Intervention in school and clinic, 41(3), 156-160.
Whalon, K. J., Al Otaiba, S., & Delano, M. E. (2009). Evidence-based reading instruction for individuals with autism spectrum disorders. Focus on autism and other developmental disabilities, 24(1), 3-16.

 

 

 

 

 


 

CBEE 2023

CBEE 2023 Galoá

10º Congresso Brasileiro de Educação Especial utiliza o Galoá para simplificar a gestão e aumentar o impacto do evento.

Precisa de ajuda sobre como organizar sua conferência? Agende um Horário

Realização

Apoio

Patrocínio