MINICURSO 26
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DE COMPREENSÃO DE LÍNGUA DE SINAIS
EMENTA:
1- Introdução ao conceito de avaliação: objetivos e tipos de avaliação.
2- Aspectos das ferramentas/instrumento de avaliação
3- Construção de ferramentas de avaliação em Língua brasileira de sinais- Libras: aspectos específicos e desafios com destaque para compreensão da Libras
4- Análise dos resultados da ferramenta de avaliação: uso de dados para melhorar o processo de ensino aprendizagem dos surdos através da intervenção.
NÍVEL:
Introdutório (não precisa de conhecimentos específicos, previamente)
NÚMERO DE VAGAS:
20 Vagas
PROPONENTES:
Joice Raquel Lemes de Freitas
Jonathas Oliveira Dias
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
LACERDA, C.B.F.; LODI, A.C.B. A inclusão escolar bilíngue de alunos surdos: princípios, breve histórico e perspectivas. In: LODI, A.C.B. e LACERDA, C.B.F. Uma escola duas línguas: letramento em língua portuguesa e língua de sinais nas etapas iniciais de escolarização. Porto Alegre: Mediação, 2009. p. 11-32.
HUTZ, C. S., BANDEIRA, D. R.; TRENTINI, C. M. (Orgs). Psicometria. Artmed. (capítulo 4). (2015).
HAUG, Tobias. Review of Sign language Assessment Instruments. Sign Language & Linguistics, [S.L.], v. 8, n. 1-2, p. 61-98, 31 dez. 2005. John Benjamins Publishing Company. http://dx.doi.org/10.1075/sll.8.1.04hau.