MINICURSO 23
FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS INTERDISCIPLINARES E SERVIÇO DE APOIO À ESCOLARIZAÇÃO FUNDAMENTADO NA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
EMENTA:
O minicurso será dividido em três etapas distintas:
1. Introdução à Educação Especial no Brasil: apresentação do histórico e legislação
2. Análise do Comportamento Aplicada: princípios básicos
3. Serviços baseados em ABA: apresentação de um serviço de Educação Especial baseado nos princípios da Análise do Comportamento Aplicada e suas estratégias de organização e gestão.
NÍVEL:
Introdutório (não precisa de conhecimentos específicos, previamente)
NÚMERO DE VAGAS:
30 Vagas
PROPONENTES:
Alessandra Braz Ferrinho
Amanda Neves Souza
Maria Victória Pizetta
Priscila Benitez
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
Benitez, P., & Domeniconi, C. (2015). Inclusão escolar: o papel dos agentes educacionais brasileiros. Psicologia: Ciência e Profissão, 35, 1007-1023.
Benitez, P., de Freitas, M. C., Coelho, G. R., Menotti, A. R. S., de Carvalho Gomes, M. L., Zaine, I., ... & Higbee, T. (2022). Programa de extensão em Análise do Comportamento Aplicada para atendimento de estudantes com Autismo. Perspectivas em Análise do Comportamento, 13(2), 155-168.
Benitez, Priscila, Albuquerque, Isis, Manoni, Nathalia V., Ribeiro, Ana Flávia, & Bondioli, Ricardo M.. (2020). Centro de aprendizagem e desenvolvimento: estudo de caso interdisciplinar em aba. Psicologia: teoria e prática, 22(1), 351-367. https://dx.doi.org/10.5935/1980-6906/psicologia.v22n1p351-367
Kassar, M. C. M. (2012). Educação especial no Brasil: desigualdades e desafios no reconhecimento da diversidade. Educação & Sociedade, 33, 833-849.
Todorov, J. C., & Hanna, E. S. (2010). Análise do comportamento no Brasil. Psicologia: teoria e pesquisa, 26, 143-153.