MINICURSO 22
ESTRATÉGIAS DE ENSINO INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA
EMENTA:
Abordar o panorama histórico e científico sobre estratégias de ensino, que direcionam às práticas inclusivas no contexto da Educação Física; vivência e aplicação de propostas para práticas educativas inclusivas.
NÍVEL:
Intermediário (precisa de conhecimentos específicos, previamente)
NÚMERO DE VAGAS:
30 Vagas
PROPONENTES:
Melina Radaelli Gatti
Aline Basso Braz
Taylor Brian Lavinscky Pereira
MUNSTER, Mey de Abreu van (Coord.). Educação Física e Esportes Adaptados: programas de ensino e subsídios para a inclusão. Tamboré - Santana do Parnaíba/SP: Manole, 2023.
FIORINI, Maria Luiza Salzani; BRACCIALLI, Lígia Maria Presumido; MANZINI, Eduardo José. Análise de dissertações e teses em educação e educação física sobre estratégias de ensino e recursos pedagógicos para inclusão do aluno com deficiência. Conexões: Revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 13, n. 2, p. 98-116, abr./jun. 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8640657/pdf_57.
MANZINI, Eduardo José. Recurso pedagógico adaptado e estratégias para o ensino de alunos com deficiência física. In: MANZINI, E. J.; FUJISAWA, D. S. Jogos e recursos para comunicação e ensino na educação especial. Marília: ABPEE, 2010. p.117-138.
MUNSTER, Mey de Abreu van. Inclusão de estudantes com deficiências em programas de educação física: adaptações curriculares e metodológicas. Revista da Sobama, Marília, v.14, n.2, p.27-34, 2013. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/sobama/article/view/3612.