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MINICURSO 20

ENSINO DE LIBRAS NO ENSINO SUPERIOR: POLÍTICAS E PRÁTICAS


EMENTA:

Legislação e políticas acerca da disciplina de Libras no Ensino Superior. Representações, identidades do surdo no ensino superior. Implicações da disciplina de Libras para a formação de professores para atuar com alunos surdos. O tradutor e intérprete de Libras no ensino superior: demandas e atuação. Materiais didáticos para o ensino da disciplina de Libras.  

 

NÍVEL:

Introdutório (não precisa de conhecimentos específicos, previamente)    

 

NÚMERO DE VAGAS:

30  

 

PROPONENTES:

Ligiane de Castro Lopes

Matheus Batista Barboza Coimbra

Raniere Alislan Almeida Cordeiro

Walquiria Pereira da Silva Dias  

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

ALBERTON ,B. F. A. Emiliana F. R. A disciplina de Libras e a produção de material didático: um estudo de caso. Revista Espaço,jan-jun, 2016.
ALBRES, NEIVA DE AQUINO. Ensino de Libras: aspectos históricos e sociais para a formação didática de professores. Curitiba: Appris, 2016. 269p.
ALMEIDA, J. J. F. Libras na formação de professores: percepções de alunos e da professora. Dissertação (Mestrado em Educação). Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2012.
BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. 
CAMPELLO, A. R; SILVEIRA, L. C.; RODRIGUES, L. R. Uso dos recursos visuais e didáticos nas salas inclusivas em três cidades do Estado do Rio de Janeiro. Revista Espaço, jul-dez 2018.
GESSER, Audrei. LIBRAS? Que língua é essa?: Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009
LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de; GURGEL, Taís Margutti do Amaral. Perfil de tradutores-intérpretes de Libras (TILS) que atuam no ensino superior no Brasil. Revista brasileira de educação especial, v. 17, p. 481-496, 2011.
LEMOS, A. M.; CHAVES, E. P. A disciplina de Libras no ensino superior: da proposição à prática de ensino como segunda língua. Anais do XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - UNICAMP - Campinas – 2012. Disponível em: http://www2.unimep.br/endipe/2190c.pdf. 
LODI, A. C. B.; LACERDA, C. B.F. Formação de professores de Língua Brasileira de Sinais: reflexões sobre o impacto desta ação para a educação. Educação e Filosofia, v. 29, n. especial, 2015. p. 279-299. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29983. 
LODI, A. C. B.; NOGUEIRA, E. A. Língua Brasileira de Sinais nos Cursos de Licenciatura: investigando o processo de formação de professores. In: Biblioteca Virtual da FAPESP. CDi/FAPESP - Centro de Documentação e Informação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, 2011. Disponível em: http://www.bv.fapesp.br/pt/bolsas/73388/linguabrasileira-de-sinais-nos-cursos-de-licenciatura-investigando-o-processo-de-formacao-de-profes/.
MARTINS, V. R. O. Análise das vantagens e desvantagens da Libras como disciplina curricular no ensino superior. Cadernos do CEOM- Ano 21, n. 28 - Memória, História e Educação -Chapecó: Argos, 2008. Disponível:http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/rcc/article/view/161. 
MARTINS, V. R. O. O acontecimento do ensino de libras – diferenças e resistências. In:ALBRES, N. A. Libras em estudo: ensino-aprendizagem. São Paulo: FENEIS-SP, 2012.

 

 

 

 


 

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