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MINICURSO 19

EMPREGABILIDADE DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES EDUCACIONAIS, PERSPECTIVAS PRÁTICAS E ATUAÇÃO DO JUDICIÁRIO  


EMENTA:

Este minicurso pretende discutir a empregabilidade das pessoas com deficiência e abordará esta temática em interface à: Concepções da deficiência; Capacitismo e barreiras no trabalho; Dados sobre a empregabilidade da Pessoa com Deficiência; Educação profissional: conceito e propósito dos Institutos Federais; Possibilidades de atuação dos Napnes e das Equipes Multiprofissionais; Perspectivas do Planejamento Educacional Individualizado; Legislação sobre o trabalho das pessoas com deficiência: direitos e garantias; Instrumentos e órgãos de proteção de direitos; Atuação do Poder Judiciário; Problematização da eficácia e efetividade da norma e das decisões judiciais.    

 

NÍVEL:

Introdutório (não precisa de conhecimentos específicos, previamente)    

 

NÚMERO DE VAGAS:

30 Vagas

 

PROPONENTES:

Jéssica Rodrigues Santos

Daniele Pinheiro Volante

Luisa de Souza Leão Almeida

Jairo Maurano Machado    

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

Aydos, V. (2021). Construindo o “bom trabalhador”: inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Etnográfica, 25(2), 289-314.
Brasil. (1991). Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991. Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências. Recuperado em 20 de março de 2023, de https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8213cons.htm.
Brasil. (2015). Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Recuperado em 20 de março de 2023, de https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm.
Hoppe, M. M. W., & Cazzarotto, S. (2020). Estágio apoiado: uma perspectiva de formação profissional inclusiva. Revista Cocar, 14(29), 289-309.
Leite, L. P., Oliveira, T., & Cardoso, H. F. (2019). Concepções de deficiências em profissionais de uma universidade do interior paulista. Barbarói, 54, 153-170.
Mendes, K. A. M. O. (2017). Educação Especial inclusiva nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia Brasileiros. 2017. (Tese de Doutorado). Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Brasil.
Piccolo, G. M., & Mendes, E. G. (2013). Contribuições a um pensar sociológico sobre a deficiência. Educação e Sociedade, 34(123), 459-475.
Oliveira, W. M., & Delou, C. M. C. (2022). A Educação Profissional e Tecnológica, os Institutos Federais e a inclusão. Educação profissional e tecnológica em revista, 6(2), 4-25.
Rodrigues-Santos, J. Inclusão escolar e os modos de planejamento educacional individualizado nos institutos federais brasileiros. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, Brasil.
Volante, D. P. (no prelo). A atuação da Equipe Multiprofissional dos Institutos Federais com os estudantes Público-Alvo da Educação Especial. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, Brasil.

 

 

 

 


 

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