MINICURSO 18
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO E PRÁTICAS INCLUSIVAS
EMENTA:
Ação didático pedagógica no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para os estudantes público-alvo da educação especial (PAEE), tendo como elemento central a discussão de práticas pedagógicas na perspectiva inclusiva nessa modalidade.
NÍVEL:
Introdutório (não precisa de conhecimentos específicos, previamente)
NÚMERO DE VAGAS:
20 Vagas
PROPONENTES:
Melina Brandt Bueno
Maryane Teixeira Jacob de Oliveira
Mariana Ferraz
Diego Oliveira Lira
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
HAAS, C. Educação de jovens e adultos e educação especial: a (re) invenção da articulação necessária entre as áreas. Educação, Santa Maria, v. 40, n. 2, p. 347-360, maio/ago. 2015. Disponível em:<https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/9038/pdf>
MENDES, E. G.; VILARONGA, C. A. R.; ZERBATO, A. P. Ensino colaborativo como apoio à inclusão escolar: unindo esforços entre educação comum e especial. São Carlos: EDUFSCar, 2014.
OLIVEIRA, I. B. de. Reflexões acerca da organização curricular e das práticas pedagógicas na EJA. Educ. rev. [online]. Curitiba, n.29, p. 83-100, 2007. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602007000100007&lng=en&nrm=iso>.
SIEMS, M. E. R. Educação de jovens e adultos com deficiência: saberes e caminhos em construção. Educ. foco, Juiz de Fora, v. 16, n.2, p.61-79, set 2011/fev2012. Disponível em: <http://www.ufjf.br/revistaedufoco/files/2012/08/Texton-031.pdf>
VÓVIO, C. L. Formação de educadores de jovens e adultos: a apropriação de saberes e de práticas conectadas à docência. In: DALBEN, A. et al. (org.). Convergências e tensões no campo da formação do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 60-77.