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MINICURSO 17

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ADAPTÁVEIS PARA ESTUDANTES SURDOS

 

EMENTA:

Diante da urgência de inserir a população na tomada de decisões quanto às questões sócio-ambientais no país e o mundo, da exclusão da comunidade surda na sociedade em geral, e a falta de acessibilidade por parte deste público quanto às informações e conhecimento sobre temáticas ambientais, a proposta do minicurso é oferecer momento de reflexão sobre aspectos conceituais relativos à Educação Ambiental (EA), Ambiente e Surdez e as Possibilidades Pedagógicas para o Ensino de Estudantes Surdos com vista a produção de materiais didáticos adaptáveis.    

 

NÍVEL:

Introdutório (não precisa de conhecimentos específicos, previamente)  

 

NÚMERO DE VAGAS:

20 Vagas

 

PROPONENTE:

Carla Andréa Sampaio Mendonça  

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

REIGOTA, Marcos. Meio ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, 2010.
SAUVÉ, Lucie. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. In: SATO, Michèle., CARVALHO, Isabel. (Orgs.). Educação Ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed. p. 17-44. 2005.
SKLIAR, Carlos (org.). A Surdez: um olhar sobre as diferenças. 3ed. Porto Alegre: Mediação, 1998.
SKLIAR, Carlos. Educação e exclusão: abordagens sócio-antropológicas em educação especial. 7 ed. Porto Alegre: Mediação, 2013.
TOZONI-REIS, Maria Freitas de Campo. Educação Ambiental: natureza, razão e história. 1. Ed. Campinas: Autores Associados, 2004.

 

 

 

 


 

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