MINICURSO 17
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ADAPTÁVEIS PARA ESTUDANTES SURDOS
EMENTA:
Diante da urgência de inserir a população na tomada de decisões quanto às questões sócio-ambientais no país e o mundo, da exclusão da comunidade surda na sociedade em geral, e a falta de acessibilidade por parte deste público quanto às informações e conhecimento sobre temáticas ambientais, a proposta do minicurso é oferecer momento de reflexão sobre aspectos conceituais relativos à Educação Ambiental (EA), Ambiente e Surdez e as Possibilidades Pedagógicas para o Ensino de Estudantes Surdos com vista a produção de materiais didáticos adaptáveis.
NÍVEL:
Introdutório (não precisa de conhecimentos específicos, previamente)
NÚMERO DE VAGAS:
20 Vagas
PROPONENTE:
Carla Andréa Sampaio Mendonça
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
REIGOTA, Marcos. Meio ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, 2010.
SAUVÉ, Lucie. Uma cartografia das correntes em educação ambiental. In: SATO, Michèle., CARVALHO, Isabel. (Orgs.). Educação Ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed. p. 17-44. 2005.
SKLIAR, Carlos (org.). A Surdez: um olhar sobre as diferenças. 3ed. Porto Alegre: Mediação, 1998.
SKLIAR, Carlos. Educação e exclusão: abordagens sócio-antropológicas em educação especial. 7 ed. Porto Alegre: Mediação, 2013.
TOZONI-REIS, Maria Freitas de Campo. Educação Ambiental: natureza, razão e história. 1. Ed. Campinas: Autores Associados, 2004.