MINICURSO 15
DEFICIÊNCIA E DESIGUALDADE SOCIAIS
EMENTA:
Este minicurso pretende oferecer aos interessados elementos para o aprofundamento sobre a relação entre as distintas deficiências e as desigualdades sociais, tanto do ponto de vista teórico quanto prático. Nesse sentido pretende se pautar em três aspectos fundamentais dessa relação: 1) caracterização precisa de critérios para classificação das desigualdades; 2) análise da relação deficiência - desigualdade social, com ênfase na que envolve as camadas mais pauperizadas desse alunado; 3) procedimentos de pesquisa que favoreçam a incorporação das desigualdades sociais nas investigações empíricas.
NÍVEL:
Intermediário (precisa de conhecimentos específicos, previamente)
NÚMERO DE VAGAS:
30 Vagas
PROPONENTES:
José Geraldo Silveira Bueno
Natália Gomes dos Santos
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
ALVES, Ana Rodrigues Cavalcanti. Apontamentos sobre o conceito de classe social em Florestan Fernandes. Estudos de Sociologia, Recife, Vol. 2, n. 26, p. 197-230, 2020
DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo, Boitempo, 2016.
MOUTINHO, Laura Moutinho. Diferenças e desigualdades negociadas: raça, sexualidade e gênero em produções acadêmicas recentes. Cadernos Pagu, n. 42, p. 201-248, jan/jun, 2014.
PHILLIPS, Anne. Da desigualdade à diferença: um caso grave de deslocamento? Revista Brasileira de Ciência Política, nº 2, p. 223-240, jul/dez, 2009.
SENKEVICS, Adriano Souza; CARVALHO, Marília Pinto de. Novas e velhas barreiras à escolarização da juventude. ESTUDOS AVANÇADOS, vol. 34, n. 99, p. 333-351, 2020.
STROMQUIST Nelly P. A desigualdade como meio de vida: educação e classe social na América Latina. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 85, n. 209/210/211, p. 11-28, jan./dez, 2004.