MINICURSO 12
CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: DEFINIÇÃO, IMPACTOS E ESTIMULAÇÃO EM SALA DE AULA E EM AMBIENTE FAMILIAR
EMENTA:
O curso se propõe a apresentar, definir e apontar os impactos da habilidade de Consciência Fonológica para a alfabetização, assim como as etapas de desenvolvimento da mesma. Apresentar estratégias práticas para o desenvolvimento da consciência fonológica e fonêmica. Refletir sobre a diferença entre a estimulação da CF na educação infantil, nos primeiros anos do ensino fundamental e por profissionais que realizarão atividades voltadas aos alunos que apresentam deficiência intelectual, TEA ou transtorno de aprendizagem.
NÍVEL:
Introdutório (não precisa de conhecimentos específicos, previamente)
NÚMERO DE VAGAS:
40 Vagas
PROPONENTES:
Aline Roberta Aceituno da Costa
Amanda Luiza Aceituno da Costa
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
Alves, L.M, Paula, D. D., Lodi, D.F., Mousinho, R. Consciência Fonológica. 1a. edição. Belo Horizonte: Cognos. 2020
Costa, A.R.A (org). Conte com a Fono: Histórias e atividades para crianças em fase de alfabetização. 1a. Edição. 2018. Ebook gratuito, disponível em https://petfonoaudiologia.fob.usp.br/conte-com-a-fono/
Mucci, M.F, Barbosa, R.K. Freire, T. Consciência Fonológica. Atividades na escola. Agudos: Editora Faag. 2018.