MINICURSO 11
COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA TÁTIL PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL ASSOCIADA A OUTRAS DEFICIÊNCIAS
EMENTA:
Minicurso introdutório com noções básicas acerca da deficiência múltipla, com ênfase na deficiência visual associada a outros comprometimentos. Aspectos teóricos da Comunicação Alternativa com ênfase em seus recursos táteis. Explicar os principais recursos táteis da comunicação alternativa: objetos de referência, símbolos táteis, símbolos texturizados e símbolos tangíveis. Apresentar e explicar as etapas do PACT: Programa de Comunicação Alternativa Tátil para crianças com deficiência múltipla sensorial.
MATERIAIS:
Para as duas oficinas previstas no minicurso, cabe a cada participante, na medida do possível, providenciar: tesoura sem ponta, papel cartão colorido, contact, velcro, colas (branca, tipo super bonder ou cola quente), objetos pequenos (por exemplo: copinho, colher e pratinho de brinquedos, escova de dentes infantil, pente pequeno, mini sabonete, brinquedos pequenos como chocalho, copo infantil, miçangas grandes, guizos, clipes, botões entre outros), papéis com textura (papel corrugado, camurça, lixa, entre outros), EVA liso e com textura, papelão, tecidos. Esses materiais são apenas sugestões.
NÍVEL:
Introdutório (não precisa de conhecimentos específicos, previamente)
NÚMERO DE VAGAS:
30 Vagas
PROPONENTE:
Flavia Daniela dos Santos Moreira
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
MOREIRA, F. D. S. Programa de comunicação alternativa tátil para crianças com deficiência múltipla sensorial visual. Rio de Janeiro: Instituto Benjamin Constant, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/ibc/pt-br/pesquisa-e-tecnologia/publicacoes-do-ibc-1/livros_pdf/anexos/pact_flavia_daniela_final_compressed.pdf