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MINICURSO 08

AS INTERSECCIONALIDADES SURDAS NO CONTEXTO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL   
 

EMENTA:

Este minicurso abordará a intersecção entre a surdez e etnia em ações implantadas pelo governo federal, destinadas à articulação de políticas e programas para a equiparação dos direitos das Pessoas com Deficiência.   

 

NÍVEL:

Intermediário (precisa de conhecimentos específicos, previamente)  

 

NÚMERO DE VAGAS:

20 Vagas

 

PROPONENTES:

Wesley Nascimento

Renata Carolina Matias Moreira

Diléia Aparecida Martins  

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BRITO, I. A., MEDERISO, J. R., BENTO, N. A., & RODRIGUES, N. (2021). Que corpo é esse? Literatura negra surda, interseccionalidades e violências. ODEERE, 6(01), p. 209-232.
CAMPOS, S. R. L. de, & BENTO, N. A. (2022). Nem todo surdo é igual: discussões interseccionais preliminares na educação de surdos. DELTA: Documentação E Estudos Em Linguística Teórica E Aplicada, 38(1).
FERREIRA, P. L. A. O ensino de relações étnico-raciais nos percursos de escolarização de negros surdos na educação básica. [Dissertação de mestrado]. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.2018.
GARCIA, O. Bilingual Education in the 21st Century: a global perspective. New Jersey: Wiley & Sons, 2008.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. 2019. Censo Escolar da Educação Básica 2018: notas estatísticas. Brasília: Autor. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/notas_estatisticas/2018/notas_estatisticas_censo_escolar_2018.pdf. Acesso em: 11 mar. 2022.
KLONOFF, E. A.; LANDRINE, H. Is Skin Color a Marker for Racial Discrimination? Explaining the Skin Color – Hypertension Relationship. J Behav Med, v. 23, p. 329-338, 2000. DOI: https://doi.org/10.1023/A:1005580300128
LANDA, A.; FERNANDEZ, J.; COSTELLO, B. O sinalizante nativo não (existente): pesquisa em línguas de sinais em uma pequena população surda. In: VASCONCELOS ET AL. (ORG), M. L. B. Questões teóricas das pesquisas em línguas de sinais. 1. ed. Florianópolis: Arara Azul, v. 1, 2006.
MARTINS, D. A. ALMEIDA, J. C.; SANTOS, E.; NASCIMENTO, W. Criação e transcriação poética como forma de resistência do negro-surdo brasileiro. In: SOUZA, A. L. S. (Org.). Cultura política nas periferias: estratégias de reexistência. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2021. v. 1, p. 257-272.
MARTINS, D. A. ALMEIDA, J. C.; Um estudo sobre a constituição identitária e os movimentos de resistência do negro-surdo em manifestações artísticas. Caderno de resumos X COPENE – Re(existência) intelectual negra ancestral. Congresso Brasileiro de Pesquisadore(as) Negros(as), Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) – Curitiba, 2018.
MARTINS, D. A; NUNES, E. S. . Ubuntu-Libras: Uma experiência construtiva agregando valores na diversidade. In: XI Copene, 2020, Curitiba. Negras escrevivências, interseccionalidades e engenhosidades : educação e políticas afirmativas /. ? XI COPENE - Congresso Brasileiro de Pesquisadores/ as Negros/as, 9 a 12 de novembro de 2020. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2020.
MARTINS, D. A; NUNES, E. S; ABBEY, E. A. (2022). CURRÍCULO E AFRICANIDADES: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE TRADUTORES E INTÉRPRETES DE LIBRAS PRETOS. Cadernos De Linguagem E Sociedade, 23(2), 186–198. https://doi.org/10.26512/les.v23i2.43566
SKLIAR, C. (Org.) A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Editora Mediação.1998.

 

 

 

 


 

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