MINICURSO 07
APOIO PEDAGÓGICO AOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I
EMENTA:
Conceitos e caracterização da deficiência intelectual. Inclusão escolar dos estudantes com deficiência intelectual. Letramento e alfabetização dos estudantes com deficiência intelectual. Estratégias e sugestões pedagógicas para os estudantes com deficiência intelectual.
NÍVEL:
Introdutório (não precisa de conhecimentos específicos, previamente)
NÚMERO DE VAGAS:
50 Vagas
PROPONENTE:
Danusia Lago
Sônia Simioni
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
ALMEIDA, Rosiney Vaz de Melo; TARTUCI, Dulcéria. Uma perspectiva histórica da deficiência intelectual: da exclusão total à inclusão. III EHECO – Catalão – GO, Agosto de 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Política nacional de educação especial na Perspectiva da educação inclusiva. Educação em 07 de janeiro de 2008.
FREDERICO, Jacqueline Caroline Costa; LAPLANE, Adriana Lia Friszman de. Sobre a participação social da pessoa com deficiência intelectual. Rev. Bras. Esp., Bauru, v. 26, n. 3, p.465 – 480, jul. set., 2020.
MENDES, Enicéia Gonçalves. Breve histórico da educação especial no Brasil. Revista Educaciòn y Pedagogía, vol. 22, núm. 57, maio-agosto, 2010.