MINICURSO 06
ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: TEORIAS E PRÁTICAS ESCOLARES E FAMILIARES
EMENTA:
Conceitos de altas habilidades ou superdotação e relação com a Educação Infantil; práticas pedagógicas para estudantes com indicadores de altas habilidades ou superdotação na Educação Infantil e encaminhamentos familiares.
NÍVEL:
Intermediário (precisa de conhecimentos específicos, previamente)
NÚMERO DE VAGAS:
20 Vagas
PROPONENTES:
Rosemeire de Araújo Rangni
Fabiana Oliveira Koga
Josilene Domingues Santos Pereira
Paula Paulino Braz
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
ALENCAR, E. M. L. S.; FLITH, D. S. Superdotados: determinantes, educação e ajustamento. 2ª ed. Revista e ampliada. São Paulo: EPU, 2001.
RENZULLI, J. S. O que é essa coisa chamada superdotação e como a desenvolvemos? Uma retrospectiva de vinte e cinco anos. Revista Eletrônica, PUC-RS., ano XXVII, n. 1 (52), p. 75 – 131, Jan./Abr. 2004. Disponível em:
https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/375/272.
VIRGOLIM, M. R. A; KONKIEWITZ, E. C. (Orgs.) Altas habilidades/superdotação,
inteligência e criatividade. Tradução de Lucila Adan e Maria Clara Connolly. Campinas, Papirus, 2014a.