MINICURSO 05
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA DE CRIANÇAS COM AUTISMO
EMENTA:
- Numeração e Álgebra –contagem, numeração, e problemas que envolvam ações de juntar, separar, acrescentar e retirar quantidades.
- Geometria – identificar figuras geométricas planas; reconhecer figuras geométricas espaciais.
- Grandezas – comparar e ordenar comprimentos; identificar cédulas e moedas; trabalhar com diferentes sistemas de medida.
- Tratamento da Informação – identificar informações em tabelas e em gráficos.
NÍVEL:
Introdutório (não precisa de conhecimentos específicos, previamente)
NÚMERO DE VAGAS:
50 Vagas
PROPONENTES:
Ailton Barcelos da Costa
Alessandra Daniele Messali Picharillo
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
APA-American Psychiatric Association. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, DSM-5. Porto Alegre: Artmed, 2014.
BOUCK, E. C. et al. Virtual and concrete manipulatives: A comparison of approaches for solving mathematics problems for students with autism spectrum disorder. Journal of Autism and developmental disorders, v. 44, n. 1, p. 180-193, 2014.
BRANKAER, C.; GHESQUIÈRE, P.; DE SMEDT, B. The development of numerical magnitude processing and its association with working memory in children with mild intellectual disabilities. Research in Developmental Disabilities, Oxford, v. 34, n. 10, p. 3361-3371, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. INEP. SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica: Evidências da Edição de 2017. Brasília, DF: 2018.
CARMO, J. S. Aprendizagem de conceitos matemáticos em pessoas com deficiência intelectual. Revista de Deficiência Intelectual, v.3, 9.43-48, 2012.
CARMO, J. S.; PRADO, P. S. T. Fundamentos do Comportamento Matemático: a importância dos pré-requisitos. In: HÜBNER, M. M.; MARINOTTI, M. (Orgs.). Análise do comportamento para a educação: contribuições recentes, pp. 137-157. Santo André: ESEtec, 2004.
COSTA, A. B. et al. Avaliação de habilidades matemáticas em crianças com Transtorno do Espectro Autista. In: CASTRO, P. A. (Org.). Educação como (re)Existência: mudança, conscientização e conhecimentos, pp. 510-525. Campina Grande: Realize Editora, 2021.