MINICURSO 03
ALFABETIZAÇÃO DE PESSOAS COM SURDOCEGUEIRA CONGÊNITA
EMENTA:
O minicurso abordará sobre o histórico da alfabetização focado na pessoa com surdocegueira congênita. Serão apresentadas possibilidades de acontecer a alfabetização na surdocegueira congênita, bem como, os recursos e estratégias utilizados para a alfabetização dos alunos com surdocegueira congênita.
NÍVEL:
Introdutório (não precisa de conhecimentos específicos, previamente)
NÚMERO DE VAGAS:
30 Vagas
PROPONENTES:
Fernanda Cristina Falkoski
Maria da Piedade Resende da Costa
Shirley Rodrigues Maia
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
BRUCE, Susan M.; NELSON, Catherine; PEREZ, Angel; STUTZMAN, Brent; BARNHILL, Brooke A. The State of Research on Communication and Literacy in Deafblindness. American Annals of the Deaf. Vol. 161, No. 4 (FALL 2016), pp. 424-443. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/26235293 Acesso em: 25 jan. 2023.
BRUM, Christopher. Literacy Supporting Communication Development for Children with Congenital Deafblindness. Boston College Electronic Thesis or Dissertation, 2016. Disnpoível em: http://hdl.handle.net/2345/bc-ir:107176 Acesso em: 25 jan. 2023.
FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 2001.
FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura do mundo e leitura da palavra. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 3ª edição, 1990.
McCann, JoAnn. Steps to Literacy. Developed by the Deaf-Blind Network Literacy Work Group, 2014. Disponível: https://documents.nationaldb.org/StepstoLiteracy-Updated2020.pdf Acesso: 21 ago. 2022.
MCKENZIE, Amy. R. Emergent Literacy Supports for Students who are Deaf-Blind or Have Visual and Multiple Impairments: A Multiple-case Study. Journal of Visual Impairment & Blindness, 103(5), 291–302. 2009. https://doi.org/10.1177/0145482X0910300507 Acesso em: 25 jan. 2023.
MOLL, Jaqueline. Alfabetização possível: reinventando o ensinar e o aprender. Porto Alegre: Mediação. 1999.
MORAIS, Arthur Gomes de. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
PURVIS, Barbara; STEELE, Nancy. All Children Can Read: Literacy Skills Checklist. National Consortium on Deaf-Blindness. 2016. Disponível em: http://literacy.nationaldb.org/files/7914/7672/3022/Literacy_Skills_Checklist_English.pdf/ Acesso em: 21 ago. 2022.
SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. 1ª edição. São Paulo, ed. Contexto, 2021.
STEELE, Nancy; PURVIS, Barbara (Org.). All Children Can Read. National Consortium on Deaf-Blindness (NCDB 2.0). 2022. Disponível em: http://literacy.nationaldb.org/index.php/about-site/ Acesso em: 21 ago. 2022.