MINICURSO 02
ADAPTAÇÃO DE COMPONENTES CURRICULARES NA PERSPECTIVA BILÍNGUE PARA ALUNOS SURDOS
EMENTA:
O bilinguismo é uma filosofia educacional, que aplicada à educação de surdos, possibilita a associação da língua de sinais e com a língua falada oralmente no país, sendo essa a segunda língua do surdo é expressa através da escrita. Diante disto, este minicurso propõe-se a trilhar caminhos formativos, que possibilitem aos sujeitos o (re)pensar a relação que estabelecem entre si e com os alunos surdos nas salas de aula regular. O minicurso será dividido em momentos lúdicos com reflexão e diálogo; e produção de material tomando como referência os componentes curriculares dos anos finais do ensino fundamental.
NÍVEL:
Intermediário (precisa de conhecimentos específicos, previamente)
NÚMERO DE VAGAS:
20 Vagas
PROPONENTES:
Mara Cristina Lopes Silva Araújo
Carlos Dyego Batista da Silva
Danielle do Socorro Medeiros Benjamin
Leide Laura Costa da Silva
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
Ensino de Libras em escolas municipais de Castanhal utilizando materiais pedagógicos adaptados (link externo)
Lei 10.436 de 2002 (link externo)
Decreto 5.626 de 2005 (link externo)
Lei nº 14.191 2021 (link externo)