MINICURSO 01
A ESCOLARIZAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS
EMENTA:
Compreender como ocorre a deficiência visual, considerando suas especificidades, gera a possibilidade de oferecer um ensino de qualidade. Reforça-se isso, devido à deficiência visual ainda ser pouco compreendida e/ou que seu público dependa de poucos recursos. Ademais, é importante que educadoras/es tenham o máximo de informações possíveis sobre a deficiência visual, para que possam adaptar suas metodologias de ensino e forneçam um ensino efetivo para àqueles que dependem de outros recursos para além do sentido da visão. À vista disso, este curso tem como objetivo fornecer os conceitos básicos e essenciais para os processos educacionais das pessoas com deficiência visual.
NÍVEL:
Introdutório
NÚMERO DE VAGAS:
20 Vagas
PROPONENTES:
Helen Cristiane da Silva Theodoro
Carolina Severino Lopes da Costa
Beatriz Alves de Deus Bispo
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
AMIRALIAN, M.L.T.M. Deficiência Visual: Perspectivas na Contemporaneidade. Vetor, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Saberes e Práticas da Inclusão: desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos cegos e de alunos com baixa visão. 2a.ed. Brasília: MEC, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/alunoscegos.pdf.
CAIADO, K. R. M. Aluno deficiente visual na escola. Lembranças e depoimentos. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2006.
MENDES, E. G.; ALMEIDA, Maria Amélia (Orgs.). Das margens ao centro: perspectivas para as políticas e práticas educacionais no contexto da educação especial inclusiva. 1. ed. Araraquara: Junqueira & Marins, 2010.
SMITH, Deborah Deutsch. Introdução à educação especial: ensinar em tempos de inclusão. 5. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2008. 478 p. ISBN 978-85-363-1113-5.