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O 10ª Congresso Brasileiro de Educação Especial (10° CBEE) / 13° Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação (10° ENPEE) é uma proposta conjunta da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial – ABPEE, e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial – PPGEES da Universidade Federal de São Carlos- UFSCar.

A partir desta edição, somaram ao evento os apoios da Associação Nacional de Pesquisadores em Educação (ANPEd) e da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada (SoBAMA), evidenciando a ampliação do reconhecimento das sociedades científicas em relação à relevância do evento para outras interfaces com a Educação Especial.

Assim, o CBEE tem se materializado como um importante espaço de debates e de divulgação do conhecimento científico produzido na área da Educação Especial. Trata-se de uma importante ação para estimular a produção científica nessa área, divulgar o conhecimento que vem sendo produzido, promover o intercâmbio entre pesquisadores e profissionais, e atender às demandas emergentes por novas práticas decorrentes das diretrizes políticas educacionais de inclusão escolar e de acessibilidade adotadas pelo país.

 

Histórico

 

O histórico do PPGEEs de promover eventos na área de Educação Especial teve seu início em 1982, com a realização da primeira edição da série denominada “Ciclo de Estudos sobre Deficiência Mental”.

Durante a década de 1980, os ciclos passaram a atrair cada vez os mais pesquisadores e profissionais da área, configurando-se num importante espaço para o intercâmbio científico no país.

Embora a relevância dos eventos científicos em Educação Especial tenha se ampliado ao longo dos anos, o PPGEEs teve dificuldade em obter financiamento das agências e, a partir da 8ª versão do ciclo, realizada em 1995, a organização dos ciclos foi temporariamente suspensa.

Em 2003, a ABPEE ao completar seus 15 anos de existência, ousou investir em novas metas. A partir de 2003, a ABPEE e o PPGEEs se uniram para instalar um espaço de intercâmbio científico específico na área, e juntos promoveram O “I Congresso Brasileiro de Educação Especial/I Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial”. Desde então foram realizadas outras oito edições do evento, todas no campus da Universidade Federal de São Carlos, nos anos de 2005, 2008, 2010, 2012, 2014, 2016, 2018 e 2021. 

Em 1992, aqueles que seriam os fundadores da ABPEE criaram um periódico da área, a Revista Brasileira de Educação Especial (atualmente, é classificada no Qualis/CAPES com o conceito periódico A1).

Em 13 de agosto de 1993, a ABPEE foi finalmente criada na cidade do Rio de Janeiro (atualmente conta com cerca de 300 afiliados). Trata-se de uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, que tem por objetivo congregar pesquisadores da área de Educação Especial, promover ou apoiar conclaves científicos, cursos de aperfeiçoamento e especialização, em parceria com universidades; e manter um veículo de publicação visando à disseminação e a socialização do conhecimento científico na área de Educação Especial.

A partir da regularização de seu periódico, a ABPEE ao completar seus 15 anos de existência, ousou investir em novas metas.

Foi então que, juntamente com o PPGEEs da UFSCar, promoveu o seu primeiro evento científico de âmbito nacional: o I Congresso Brasileiro de Educação Especial, realizado, no ano de 2003.

Desde então, a ABPEE se tornou parceira em todas as nove edições anteriores dos CBEE, realizadas na UFSCar - Campus São Carlos: 2005, 2008, 2010, 2012, 2014, 2016, 2018 e 2021.

O desafio de manter o evento, mesmo em tempos de Pandemia:

Enquanto evento bienal, era previsto que a 9ª edição do CBEE ocorresse em novembro de 2020. Todavia, devido à Pandemia da Covid-19, o evento foi adiado para 2021.

Naquele cenário, nos empenhamos em concretizar o evento na modalidade integralmente online (https://www.youtube.com/@cbee.oficial).

O público total de inscritos do 9° Congresso Brasileiro de Educação Especial foi de 1010, sendo a maioria (38%) composto por Estudantes de Graduação e por Estudantes e Professores da Educação Básica. A demais composição desse montante, em porcentagem, foi de 16% por Estudantes de mestrado; 12% por profissionais vinculados a Prefeituras municipais; 11% por Professores de Programas de Pós-Graduação, Outros pesquisadores com mestrado/doutorado na área e Demais interessados; 9% por Estudantes de doutorado; 6% por Convidados/palestrantes; e 6% por monitores ou membros da comissão organizadora. Nesse público total, 133 foram isentos de sua taxa de inscrição, pelo motivo de serem convidados ou por serem alunos da UFSCar membros da comissão organizadora do evento.

Dentre os participantes, 46 declararam ser pessoa com deficiência ou com condições que requeriam suporte relacionado à acessibilidade para participar do evento. Dentre esses suportes, houveram materiais e plataforma acessíveis à pessoa com deficiência visual, Tradutor Intérprete de Libras (Língua portuguesa para Libras, e Libras para a Língua portuguesa) e legendagem nos vídeos. O público total de inscritos era proveniente de diversas cidades brasileiras, representando todas as unidades federativas brasileiras, com predomínio dos estados: SP (40%); RJ (10%); PA (6%); PR (6%); MS (5%); MG (5%); RS (4%); ES (4%); e BA (3%).

Foram convidados 119 professores/pesquisadores, sendo 22 estrangeiros, 23 da UFSCar e 74 provenientes de outras instituições brasileiras. Os 22 estrangeiros eram provenientes de 12 países: Estados Unidos da América, México, Portugal, Suécia, Finlândia, Noruega, Espanha, Chile, Uruguai, França, Argentina e Cuba (13 países). Os 74 pesquisadores nacionais convidados eram provenientes de 29 diferentes universidades e instituições.

Assim, os resultados da nona edição do evento indicaram que, mesmo diante das adversidades sanitárias, sociais, políticas e físicas existentes, o CBEE manteve, com êxito, sua missão de propiciar a reunião e o intercâmbio entre profissionais, pesquisadores e professores que atuam nas mais diferentes frentes da Educação Especial, contribuindo de forma essencial para a construção e compartilhamento de conhecimento na área.

 

Objetivos da 10ª edição do Congresso Brasileiro de Educação Especial:

O objetivo geral desta décima edição, em sua primeira versão presencial pós-pandemia será o de ampliar um fórum próprio para promover o intercâmbio entre profissionais que atuam em Educação Especial, no intuito de debater questões que viabilizem formas de pensar e agir com maior eficiência nesta área, fortalecendo a formação de uma rede de apoio nacional e internacional.  

Os objetivos específicos do evento serão:

  1. Divulgar e avaliar o conhecimento produzido na área no âmbito nacional;
  2. Disseminar as derivações práticas, através da transferência de tecnologia do atual estágio do conhecimento em diferentes áreas referentes às pessoas com deficiências, com transtorno do espectro do autismo e/ou com altas habilidades ou superdotação;
  3. Proporcionar um fórum de integração entre a produção do conhecimento e a prática junto ao alunato da Educação Especial;
  4. Promover um intercâmbio entre pesquisadores nacionais e internacionais e;
  5. Oportunizar formação continuada para os envolvidos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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CBEE 2023 Galoá

10º Congresso Brasileiro de Educação Especial utiliza o Galoá para simplificar a gestão e aumentar o impacto do evento.

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