CBCAT 2021

banner - CBCAT 2021

Cristiane Henriques

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Cristiane Henriques

Graduada em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Ciências em Engenharia Química pelo Programa de Engenharia Química da COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutor em Ciências em Engenharia Química pelo Programa de Engenharia Química da COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro, com estágio sandwich na Université de Poitiers, França. Atualmente é professora titular do Instituto de Química da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, docente permanente e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química do IQ/UERJ e docente colaboradora do Programa de Engenharia Química da COPPE/UFRJ. Cientista do Nosso Estado, com bolsa da FAPERJ, e bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 2 do CNPq. 

Participou da Diretoria da Sociedade Brasileira de Catálise (SBCat) no período de 2005 a 2015, ocupando a presidência entre 2011 e 2015.

Tem experiência nas áreas de Tecnologia Química, Cinética, Catálise e Processos Catalíticos Heterogêneos atuando nas seguintes linhas de pesquisa: Síntese, caracterização e aplicação de zeólitas; Síntese, caracterização e aplicação de óxidos mistos derivados de hidrotalcitas; Remoção de substâncias tóxicas por adsorção e fotocatálise; Processos catalíticos aplicados aos setores de petróleo, petroquímica, química fina e biocombustíveis; e Valorização de derivados de biomassa.