banner - CBAI 2025
Voltar

Curso 12 - Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) em empreendimentos do setor elétrico

Essa atividade faz parte de "Minicursos do dia 21", clique aqui para ver outras atividades relacionadas.
Tipo:

Minicursos

Categoria:

Minicursos

Local:

Sala Jatobá

Data e hora:

11:00 até 21:00 em 21/10/2025

Carga horária: 8 horas

Ministrantes/instituição:

- Denise Matos, Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPEL.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3503803486106388

Mini-bio:

Denise Matos é geógrafa, doutora em planejamento energético pelo PPE/COPPE/UFRJ. Atua como pesquisadora no Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL), tendo como focos de pesquisa a Avaliação de Ciclo de Vida de empreendimentos do setor elétrico, direitos humanos e empresas, e indicadores ESG . Coordenou o projeto “Pegadas”, apresentando artigos premiados no XXVI SNPTEE e no XIX ERIAC. O projeto “Pegadas” foi indicado ao prêmio Inovação das Empresas Eletrobras em 2023, obtendo o terceiro lugar na área “Sustentabilidade”.

- João Gabriel Lassio, Unversidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5561252556326108 

Mini-bio:

João Gabriel Lassio é engenheiro, mestre em Transportes e Desenvolvimento Sustentável pela École Nationale des Ponts et Chaussées, doutor em Planejamento Energético pelo PPE/COPPE/UFRJ e pós-doutorando na mesma instituição. Atua juntamente com o Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (CEPEL) em estudos sobre pegadas de carbono e hídrica no setor elétrico. Publicou diversos trabalhos sobre Avaliação do Ciclo de Vida em periódicos internacionais e eventos. Sua atuação abrange análises baseadas na abordagem de ciclo de vida, indicadores de sustentabilidade, economia circular e transição energética.

Objetivos:

  • Apresentar a metodologia de estudos baseados na abordagem de ciclo de vida com o objetivo de avaliar impactos ambientais potenciais associados à geração de energia elétrica;
  • Apresentar estudos de casos de ACV, Pegada de carbono e Pegada Hídrica aplicados ao setor elétrico:
    • Geração Hidrelétrica;
    • Geração Eólica;
    • Geração Solar Fotovoltaica;
    • Geração termelétrica a Gás natural;
    • Transmissão.

Público-alvo:

  • Profissionais do setor elétrico;
  • Consultores da área de meio ambiente;
  • Estudantes de áreas afins.

Requisitos para a inscrição:

Formação superior incompleta.

Conteúdo programático do curso:

  • Aspectos teóricos da ACV
  • Aplicações da ACV no setor elétrico
  • Pegada de Carbono
  • Pegada Hídrica
  • Estudos de Caso:
    • Geração Hidrelétrica;
    • Geração Eólica;​​​​​​
    • Geração Solar Fotovoltaica;
    • Geração termelétrica a Gás natural;
    • Transmissão.
Discussões

Compartilhe suas dúvidas ou ideias sobre esta atividade!

Realização

Apoio Institucional

Patrocinador Diamante

Patrocinadores Bronze

Apoiadores do Congresso

Produção

Dúvidas, sugestões, elogios?

         cbai2025@avaliacaodeimpacto.org.br

Importante: os patrocinadores não têm qualquer ingerência sobre a programação técnica do congresso.