Douglas Christian Ferrari de Melo
UFESSou pessoa com deficiência visual por baixa visão. Doutor em educação no Programa de Pós-graduação em Educação pela Ufes. Possui graduação em pedagogia (2017) pela Uniube e em história (2003) pela Ufes, especialização (2004) e mestrado (2007) em História pela Ufes. Foi professor da Prefeitura Municipal de Vila Velha de 2004 a 2017. É professor adjunto do Departamento de Educação, Política e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação-CE/PPGMPE/Ufes, do Programa de Pós-graduação em Educação-CE/PPGE/Ufes e foi coordenador do Núcleo de Acessibilidade da Ufes (NAUFES) (2017-2019). É membro do conselho editorial/científico da Editora Brasil Multicultural, foi membro do conselho fiscal da IGS-Brasil (gestão 2019-2022) e do conselho nacional (gestão 2022-2024), membros das associações científicas Anped, Fineduca e ABPEH, Coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Fundamentos da Educação Especial - GEPFEE/UFES e vice-coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Deficiência Visual e Cão-guia. presta consultoria a Comissão dos direitos das pessoas com deficiência da OAB/ES e membro da Comissão nacional de educação especial na perspectiva inclusiva/MEC. Trabalha com as questões das áreas da história da educação, políticas públicas de educação, de educação especial e subárea da deficiência visual, tendo como referenciais teóricos a teoria Histórico-cultural de Vigotiski, a Pedagogia Histórico-crítica e o pensamento político, educacional e filosófico de Antônio Gramsci. Realiza formação de professores na área de Educação Especial, Deficiência Visual, COVID-19, pessoas com deficiência e educação especial, Ensino Superior e Atendimento Educacional Especializado.