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Maria Luiza Rodrigues Flores

UFRGS
Maria Luiza Rodrigues Flores
Possui mestrado (2000) e doutorado (2007) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Estudos pós-graduados em Psicologia Social da PUC/SP, sob a supervisão da Professora Drª. Fúlvia Rosemberg, coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Relações de Gênero, Raça e Idade (2014) e do Prof. Dr. Odair Furtado, desenvolvendo estudos sobre políticas de acesso à educação infantil. Em 2018, realizou estágio pós-doutoral junto ao Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da USP, sob a supervisão da Professora Drª. Sandra Zákia Sousa, com período de estudos junto à Università degli Studi di Modena e Reggio Emilia (UNIMORE/Itália), sob a supervisão do Professor Dr. Antonio Gariboldi. É Professora Associada do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da UFRGS, na área de Administração Escolar, integrando o Núcleo de Estudos de Políticas e Gestão da Educação e docente do Programa de Pós-graduação em Educação da mesma Faculdade, na Linha de Pesquisa Políticas e Gestão de Processos Educacionais. Foi Coordenadora Pedagógica do Curso de Especialização em Gestão Escolar - Edição 2012/2013 (Programa Nacional Escola de Gestores/MEC/UFRGS e docente do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil (Convênio MEC/UFRGS). Professora Adjunta do Departamento de Administração Escolar da Universidade Federal de Santa Maria/RS (2009-2011) e Professora Assistente da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2003 e 2008). Atuou na Educação Básica como professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul e de instituições privadas particulares. Coordenou o Projeto de Assessoramento Técnico-pedagógico a municípios gaúchos que aderiram ao Programa Proinfância, decorrente de convênio MEC/UFRGS (2012-2014). Desenvolve pesquisas sobre o monitoramento de políticas de Educação Infantil no Rio Grande do Sul, no contexto do Plano Nacional de Educação, dos planos estaduais e municipais de Educação, considerando a oferta e qualidade da educação infantil para crianças de zero a seis anos. Integrou o Comitê Diretivo do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil - MIEIB e da Campanha Nacional pelo Direito à Educação (2007-2012) e a Coordenação Colegiada do Fórum Gaúcho de Educação Infantil (2007/2014; 2021-atual). Coordena o Programa de Extensão Universitária Educação Infantil na Roda (Faced/UFRGS). Tem experiência na área de Organização, Política e Gestão da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: acesso, currículo e avaliação da qualidade na educação infantil; articulação entre a educação infantil e o ensino fundamental.