Mesa redonda 04 - Ética humana e profissional: diálogos e entrelaços necessários
Tipo:
Mesa Redonda Presencial e Online
Categoria:
EIXO 1 – Formação em Psicopedagogia
Local:
Sala 02 - Térreo
Data e hora:
14:25 até 15:25 em 11/11/2023
MESA REDONDA 4 – “Ética humana e profissional: diálogos e entrelaços necessários”
Palestrante: Professor Dr. Nilson José Machado
SUBTEMA: CONSTRUÇÃO DA ÉTICA HUMANA: DESAFIOS ATUAIS
Na prática do profissional da Educação, um grande desafio é a construção de articulações entre a Ética e os valores humanos em sentido lato, equilibrando e integrando tanto a perspectiva laica quanto a religiosa, tanto os valores quanto os meta valores. A transformação e a conservação estão sempre à espreita e é preciso discernimento entre movimentos que conduzem a um ou a outro, abdicando-se de qualquer concepção preconceituosa a respeito.
Palestrante: Professora Sandra Resende
SUBTEMA: CONSTRUÇÃO DA ÉTICA PROFISSIONAL DO PSICOPEDAGOGO: DESAFIOS ATUAIS
Revisitar e refletir sobre os pressupostos do Código de Ética em Psicopedagogia é uma tarefa, um compromisso e uma responsabilidade do/a psicopedagogo/a, na atualidade, em função dos inúmeros desafios que se entrelaçam na atuação psicopedagógica. Reflexões sobre quais ações, intenções e finalidades norteiam essa prática, assim como quais circunstâncias e suas consequências emergem no manejo profissional, devem ser aspectos a serem observados e analisados com muito apreço.
Conjugar esses dois verbos – revisitar e refletir – tendo como referência os fundamentos da Ética, bem como o Código de Ética do Psicopedagogo promovem uma sensibilidade e “um lugar” de segurança e confiabilidade para todos os envolvidos, na relação ensino-aprendizagem.
O Código de Ética tem o propósito de estabelecer parâmetros e orientar os profissionais da Psicopedagogia brasileira quanto aos princípios que regem a boa conduta profissional e instituir diretrizes para o exercício profissional. (Associação Brasileira de Psicopedagogia (2019). Código de Ética do Psicopedagogo).
Aqueles que atuam em Psicopedagogia deparam-se com um cenário desafiador, frente às pontuações filosóficas, éticas, legais, tecnológicas, institucionais, familiares, da interface de saberes e experiências, da própria ampliação da dimensão do aprender, dentre muitos outros temas e aspectos que atravessam a prática psicopedagógica. Na ausência de uma sustentação ética, incorre-se no abismo dos excessos, na invasão e apropriação de práxis e condutas que não são da alçada da psicopedagogia, comprometendo a responsabilidade, credibilidade e qualidade do/a psicopedagogo/a e, por consequência, do “todo” da Psicopedagogia.
Essa área de atuação tem uma história, uma construção de conhecimento que estruturam e convergem para a sua identidade. A Ética, corporificada no formato de Código de Ética do Psicopedagogo, é capaz de promover a liberdade, a ampliação e o (re)conhecimento dessa categoria que muito tem contribuído para a relação “entre” e “do próprio” aprender e ensinar. Nesse contexto, revisitar e refletir sobre os pressupostos do Código de Ética em Psicopedagogia é uma necessidade para o/a psicopedagogo/a, na atualidade!
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Pergunta a mesa
Descobri que uma Psicopedagoga que é Mestre em Cognição e Linguagem, especialista na área há anos, cobra um valor inferior ao seu serviço,. Acredito que entre nesse lugar de desvalorização
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